Como fazer pão

Saiba como fazer pão de forma, pão tipo redondo e como fazer vianinhas. Para ser bem sucedido a cozer pão em casa, precisará não só de utilizar os ingredientes correctos nas quantidades certas, mas também de uma preparação cuidadosa e de uma boa amassadura. Poderá utilizar quase todos os tipos de farinha simples, mas o melhor é a farinha «forte», existente nas mercearias e supermercados. Esta farinha contém mais glúten e é especialmente moída para a panificação, por isso produz um pão de textura leve e aberta.

Pão de forma branco

Tempo de preparação: 25 minutos

Tempo de cozedura: 30-40 minutos

Ingredientes (para 4 pães):

  • 1,5 kg de farinha
  • 4 colheres de chá de sal
  • 30 g de fermento de padeiro
  • 30 colheres de sopa de água (aproximadamente)
  • 30 g de banha

Peneire a farinha juntamente com o sal para um recipiente e incorpore a banha, desfazendo-a com as pontas dos dedos. Dissolva o fermento com 1 colher de sopa de água e deite-o no centro da farinha juntamente com a restante água. Trabalhe a mistura até esta se desprender das paredes do recipiente, formando uma bola. Se necessário, junte um pouco mais de farinha. Coloque a massa sobre a pedra da mesa, ligeiramente polvilhada com farinha, e trabalhe-a durante 10 minutos, até ela ficar macia e elástica. Faça uma bola. Tape com um pano e deixe levedar até dobrar de volume. Divida a massa já levedada em quatro bocados iguais e bata cada um durante 2-3 minutos, a fim de lhes retirar quaisquer bolhas de ar. Dê aos bocados de massa a forma oval e coloque numa forma de bolo inglês untada. Dê um golpe, pouco profundo, a todo o comprimento da massa com a ajuda de uma faca. Pincele a superfície da massa com água ligeiramente salgada e deixe levedar, em local aquecido, até atingir os bordos da forma. Pincele novamente a superfície da massa com água salgada e leve a cozer em forno aquecido (t. 8), na prateleira central, durante cerca de 30 minutos. Querendo que toda a superfície do pão apresente uma crosta dourada, desenforme o pão depois de cozido e leve ao forno num tabuleiro durante mais 5-10 minutos. Deixe arrefecer sobre uma rede.

Para obter o pão redondo, dê a forma de bola a cada bocado de massa e coloque num tabuleiro polvilhado com farinha. Siga todo o processo anterior.

Para obter vianinhas, divida cada bocado de massa em cinco ou seis bocadinhos. Dê-lhes o formato de bolas, coloque-as numa forma untada e siga o processo usado para fazer pão de forma.

pao-frances


6 comentários

  1. elisio santos 7 de Janeiro de 2011
  2. bruno borges 2 de Fevereiro de 2011
  3. teka 4 de Março de 2011
    • Targa 6 de Fevereiro de 2012
  4. Alex Silva 22 de Fevereiro de 2013
  5. Neusa Lopes 28 de Abril de 2013

Adicionar Comentário