Como Fazer o Preparo do Gesso

Material de construção conhecido desde há muitos anos, o gesso ainda é muito utilizado. Fácil de trabalhar, é entretanto difícil de ser preparado. Daí a utilidade deste artigo que lhe fará descobrir verdadeiros truques de profissional.

Print Friendly, PDF & Email

Material de construção conhecido desde há muitos anos, o gesso ainda é muito utilizado. Fácil de trabalhar, é entretanto difícil de ser preparado. Daí a utilidade deste artigo que lhe fará descobrir verdadeiros truques de profissional.

■     Como o gesso endurece rapidamente, será interessante preparar uma pequena quantidade de cada vez. São necessários 25 litros de gesso para recobrir 1 m2, com 2 cm de espessura.

■   O gesso pode ser colocado na água com uma pá, que será utilizada também para o preparo.

DIFICULDADE DA OPERAÇÃO DE PREPARO DO GESSO

O preparo do gesso é delicado por causa da rapidez de endurecimento, o que não acontece com a argamassa ou com o concreto, que dura um pouco mais. O amador que inadvertidamente demorar para usá-lo, tem a desagradável surpresa de encontrá-lo duro.

PREPARO DO GESSO

Ao contrário do cimento, o gesso não é um ligante hidrófilo, isto é, que endurece ao entrar em contato com água. É na evaporação que está condicionado seu endurecimento, determinando um processo químico de solidificação.

preparo-do-gesso

PROPORÇÕES A RESPEITAR

Gesso e água é tudo de que você precisa para o preparo, mas as proporções determinam diretamente a qualidade do gesso após a secagem.

TÉCNICA DO PREPARO DO GESSO

Primeira coisa a ser observada: coloque o gesso na água, e não a água no gesso. A mistura obtida deve ser homogênea e não muito batida, o que ocasiona um gesso “morto” após a secagem, ou seja, podendo ser introduzida a unha nele sem nenhuma dificuldade.

FERRAMENTAS PARA FAZER O PREPARO DO GESSO

As ferramentas de base necessárias para o preparo do gesso são simples, bastando uma cuba e uma colher de pedreiro; os profissionais, porém, usam uma ferramenta do tipo de um rastelo.

FEITURA DO RASTELO

O rastelo é composto de duas ripas em forma de T, unidas com pregos. A barra deste T é provida de uma série de pregos apenas meio pregados e regularmente espaçados. Um outro prego é colocado na perna do T a uma distância da barra de aproximadamente uns 20 cm. As extremidades do arame galvanizado ligam cada um dos pregos da barra ao da perna do T.

UTILIDADE E USO DO RASTELO

O rastelo serve para preparar o gesso em uma cuba (a barra do T equivale à largura desta). Sua vantagem em relação à pá é que ele permite preparar o gesso sem bater nele.

Coloque a água na cuba, depois polvilhe o gesso previamente dosado. Prepare o gesso misturando-o com a água em movimentos de vaivém do rastelo, obtendo uma mistura homogênea.

 

Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
· ·
Categorias do artigo:
Bricolage · Casa e Jardim

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *