Como Fazer o Preparo do Concreto

Muitos ainda fazem confusão entre argamassa e concreto. A argamassa é empregada na união de elementos de construção (como pedras, tijolos, blocos etc.)
entre si. O concreto, uma vez seco, é um elemento de construção por si só.

Print Friendly, PDF & Email

Muitos ainda fazem confusão entre argamassa e concreto. A argamassa é empregada na união de elementos de construção (como pedras, tijolos, blocos etc.) entre si. O concreto, uma vez seco, é um elemento de construção por si só.

■ Preparo do concreto. Freqüentemente usam-se grandes quantidades de concreto, daí a necessidade de recorrer ao uso de uma máquina: a betoneira. Não muito cara, ela proporciona bons resultados. Os elementos devem ser colocados nela na seguinte ordem: o pedrisco (ou pedra britada), a areia, o cimento e a água no reservatório.

PRIMO DA ARGAMASSA

O concreto é primo da argamassa, para não dizer irmão!

A primeira vista, a única diferença que existe entre eles é que o concreto contém pedra ou pedrisco, e a argamassa não. De fato, a consistência da massa, a maneira de preparar grandes quantidades são uma matéria à parte.

PREPARO DO CONCRETO EM CUBA

Nem sempre é fácil encontrar uma área de preparo satisfatória. A exemplo da área usada para amassar o cimento e a areia, a área para o preparo da argamassa também deve ser limpa, plana e firme.

como-fazer-concreto

Por outro lado, preparando-a argamassa ou o concreto no mesmo solo, eles deixarão durante muito tempo uma marca, isto é, uma crosta que deve ser removida.

É por essas razões que os fabricantes distribuem hoje recipientes especiais (cubas), a maioria de plástico, que permitem preparar uma pequena quantidade de argamassa ou de concreto sem a presença de grandes áreas.

AREIA, PEDRA OU PEDRISCO

Dissemos que a diferença essencial entre a argamassa e o concreto reside na presença de pedrisco. É o pedrisco que constitui a alma do concreto após a secagem e dá a necessária solidez para que este se torne um material praticamente inalterável.

Em se tratando de areia, as mesmas precauções devem ser tomadas com relação à argamassa, ou seja, limpeza, qualidade e ausência de água. O pedrisco deverá ser limpo, sem terra ou argila.

Comece misturando pedrisco e areia com a pá até obter uma mistura perfeita, e junte o cimento.

Preparo e amassamento são semelhantes aos da argamassa, mas o resultado dessa mistura é uma massa consistente, de cor cinza, bem diferente da argamassa. Na maioria dos casos o concreto se presta para ser moldado, ao passo que a argamassa se destina apenas ao uso de assentamento de tijolos, blocos etc.

Não faça um concreto muito mole, porque se torna quase impossível retirar a água excedente.

Print Friendly, PDF & Email
Categorias do artigo:
Bricolage · Casa e Jardim

Comentários

  • GOSTARIA DE SABER QUANTO EU GASTARIA PARA FAZER UMA DUZIA DE LASCAS DE CONCRETO COM FERRAGEM PARA CERCAS DE PASTAGEM DE GADO, (200 cm ALTURA X 15 cm LARGURA)?

    Fernando Douglas 28 de junho de 2015 16:49 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *