Como fazer flores de tecido

Com apenas uma agulha, linhas e retalhos de tecido poderá aprender a  fazer flores de tecido.

São flores muito fáceis de fazer e ficam muito bonitas. Basta jeito, um pouco de tempo e gosto por trabalhos manuais.

Seguem-se algumas dicas de como fazer flores de tecido.

Passo a passo

Para saber como fazer flores de tecido, uma rosa, por exemplo, aproveite um retalho de tecido. Neste exemplo, basta um retalho arredondado nas pontas, sem costura nem acabado. No final, veja como fica com uma linda rosa que pode usar ou oferecer a quem goste, ou mesmo vender.

Rosa

  • OLYMPUS DIGITAL CAMERAO ponto de partida é um retalho de tecido de 30x40cm com os cantos superiores arredondados. Com uma linha, o tecido deverá ir sendo franzido, mas suavemente. Arremate mas sem cortar a linha. Com essa linha, você vai costurando a rosa, à medida que também vai dobrando e enrolando o tecido sobre si mesmo, por forma a que as pétalas se vão formando.
  • Por esta altura, já deve ter reparado como fazer flores de tecido não tem grande ciência. Quando chegar ao final, prenda bem e arremate. Para fazer uma rosa deste modo verá que nem dez minutos vai demorar.

Pode fazer uma mini rosa , aproveitando um pedaço de uma tira de malha que poderá recortar de uma blusa. Apenas basta que faça da mesma forma que a descrita acima.

Flores maiores

Saiba que também pode aprender a fazer flores de tecido maiores, com uma tira de tecido costurada na borda. Há quem realmente goste mais deste tipo de rosa, pois ela fica mais encorpada, mais cheia. O segredo será usar um tecido mais grosso e mais firme, além de uma tira bem mais longa, com 60cm de comprimento. O facto de ser um tecido costurado, sem as bordas a desfiar, também as torna diferentes.

 

flor-de-tecido

 

Tecido desfiado

Caso também queira aprender a saber como fazer flores de tecido, com tecido desfiado, vai precisar de tecido de seda ou de algodão, de cola quente e de uma tesoura.

  • Pegue no tecido e faça tiras. No início, use a tesoura, mas depois continue a rasgar com as mãos, sendo que deverá fazer isto até ter uma boa quantidade de tecido rasgado. De seguida, deverá enrolar o pano em torno dos seus dedos. Vá variando o comprimento e largura para fazer as flores mais interessantes. Dobre a tira ao meio e amarre um nó no centro.
  • Agora, comece por torcer as duas pontas e comece a enrolar em círculos, fazendo uso da cola quente para segurar o trabalho. Mas deverá ter cuidado para que a cola não fique na frente da flor. Continue a girar o pano e tente variar as voltas para as deixar melhor, ou seja, umas mais apertadas e outras mais soltas.
  • Para fazer flores de tecido continue até que a metade do tecido fique do lado esquerdo. Por fim, coloque um pouco de cola na parte de trás e gire-o até que fique escondido por trás. Tem a sua flor pronta.
Print Friendly, PDF & Email

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *