Como remover manchas de suor da roupa

Limpar roupa manchada com suor é uma tarefa complicada e para a qual muitas pessoas acabam por não encontrar uma solução satisfatória.

Manchas de suor são difíceis de remover, por isso, convém conhecer algumas dicas para conseguir ver-se livre delas sem danificar as suas roupas. Além disso, se o suor se mantiver na roupa durante um tempo, pode criar desgaste na cor ou deixar manchas amareladas, caso a peça seja clara.

Seguem-se algumas dicas para saber como remover manchas de suor da roupa.

  • Em primeiro lugar, é importante perder algum tempo a analisar o tipo de tecido com que está a lidar e qual a melhor forma de o limpar sem danificar. Este cuidado é especialmente importante na altura de lavar a roupa na máquina ou à mão, devendo sempre utilizar os programas mais adequados ou corre o risco de provocar maiores danos do que os que foram provocados pelas manchas.
  • A maioria das pessoas desconhece que o sol é um dos seus maiores aliados contra as manchas de suor. Faça uso do enorme poder da luz solar para se ver livre das inestéticas manchas amarelas. Vire a peça de roupa do avesso, molhe-a num pouco de água limpa e deixe-a secar ao sol, deixando a zona debaixo dos braços bem exposta. Deixe secar e vai logo notar diferenças.
  • A água oxigenada é outra opção que pode usar para remover suavemente manchas de suor.  Misture partes iguais de água oxigenada e água limpa, em seguida, mergulhe a roupa por 30 minutos. Atenção: Esta técnica não é recomendada para roupas mais escuras pois pode branqueá-las ou fazer desbotar as cores.
  • Em alternativa pode optar por utilizar vinagre. Misture meia chávena de vinagre de vinho branco num copo de água e aplique esta mistura  na mancha amarela de suor. Deixe atuar durante cerca de 30 minutos ou mais. De seguida, lave bem com água limpa e ponha a secar.
  • Caso se trate de uma mancha recente, aplique bicarbonato de sódio e deixe descansar cerca de 30 minutos, mas não se esqueça de testar previamente numa área escondida para ter certeza de que não irá danificar o tecido. Tenha também o cuidado de nunca aplicar o bicarbonato de sódio e o vinagre ao mesmo tempo na mesma mancha.
  • Certifique-se de que a mancha desapareceu após a lavagem e, se necessário, repita o processo. Também não aconselhamos que coloque a roupa na máquina de secar antes de a mancha de suor estar completamente limpa, ou corre o risco desta ainda se fixar mais no tecido e ficar mais visível.

2 comentários

  1. Maria Fernanda Reisinho 12 de Dezembro de 2012
  2. Claudia 12 de Dezembro de 2012

Adicionar Comentário