Cuidados a ter nas Compras de Natal

Hoje em dia, todo o cuidado é pouco, em especial nesta altura natalícia. Damos dez dicas para os cuidados que deverá ter com as suas compras de Natal.

Cuidados a ter nas Compras de Natal

Fique com o comprovativo se comprar na Internet

Peça sempre fatura, pois é a única garantia da compra que fez. Se usar a internet, fique sempre com o comprovativo da pagamento.

Presentes para Crianças

Nos presentes para as crianças, verifique as instruções sobre a faixa etária recomendada e caso se trate de um brinquedo electrónico  certifique-se que funciona devidamente antes de o adquirir. Verifique selos e comprovativos de qualidade e da marca.

Venda Casada

Na “venda casada” – aquisição de um produto condicionada a outro – tome cuidado com a oferta e verifique todas as indicações do produto oferecido. No caso de alimentos, o prazo de validade não deve ser menos que 3 dias.

A nível da Garantia, verifique se o produto a tem e, em caso afirmativo, as condições de vigência. Verifique se tem o termos de garantia.

Se pondera a entrega de um produto, saiba se o valor já está incluído no custo final do mesmo. Na hora da entrega, confira o produto atentamente, se não estiver satisfeito, devolva-o. Verifique ainda se o prazo de entrega atende as suas necessidades. Ocorrendo atraso, o consumidor tem o direito de cancelar o pedido e exigir a devolução dos valores pagos. A troca só é obrigatória em caso de defeito ou vício no produto.

Como o comércio em geral tem o costume de trocar peças de vestuário, descubra antes a possibilidade de troca, preserve a etiqueta do produto e o mantenha sem uso. Se for confirmada a possibilidade da troca, o consumidor terá o direito de solicitá-la.

cuidados compras internet

Site seguro: Sempre verifique se o site é seguro

Para tanto, em geral, os sites possuem um sinal de segurança, normalmente representado por um cadeado ao pé da página. Também é bom evitar as compras em sites internacionais, devido a dificuldade na solução de eventuais problemas. Outro detalhe é evitar fazer as aquisições em computadores compartilhados, o que pode representar risco de vírus ou acesso de hackers.

Compras coletivas

É importante que tente perceber se existem muitas pendências com relação ao site de compras coletivas. Recentemente, vários portais foram multados e alguns proibidos de operar em função de violação aos direitos do consumidor. Saiba quais são as condições, prazo para aquisição e duração da oferta. Tenha conhecimento sobre o tempo para utilizar os cupons adquiridos.

Ofertas

Deve-se observar a vantagem de adquirir o produto nessas condições, porque a troca só será obrigatória em caso de defeitos ou vícios. Os chamados “produtos no estado” devem estar visíveis e claros para o consumidor. A promoção não exime a garantia.

Data de validade

Muitas pessoas têm por hábito dar chocolates, entre outros itens alimentícios, como presentes. Nestes casos, é muito importante checkar a data de validade e perceber se se apresentam devidamente embalados e selados. Não adquira produtos de marcas que nunca tenha ouvido falar. Não por uma questão de duvidar da qualidade, mas pelo facto de não terem qualquer presença nas superfícies comerciais.


Adicionar Comentário