Tradições de ano novo

tradições ano novo

As comemorações de ano novo são mais do que simples festas. Há tradições de ano novo  que se mantém ao longo dos anos e que é indispensável não as cumprir.

Tradições de ano novo

Umas das tradições partilhadas um pouco por todo o mundo é o uso do fogo, principalmente o fogo de artifício. Há lugares onde se fazem grandes fogueiras. A tradição chinesa diz que o fogo serve para afastar os demónios e o azar.

Tradições de ano novo na Grécia

No entanto, há tradições muito particulares. Por exemplo, na Grécia, onde existe um pão especial chamado Vasilopita, que é servido à meia-noite do Ano Novo. É introduzida uma moeda dentro do bolo e a pessoa que ficar com ela na fatia, terá sorte o ano todo que virá. É um pouco como a tradição do bolo-rei no Natal.

Tradições de ano novo em França

Na França, aproveitam o conhecido réveillon para fazerem uma troca de prendas, e na Turquia fazem igualmente esta troca, durante uma festa de comida turca.

Tradições de ano novo um pouco por todo o Mundo

A questão do tipo de roupa que se usa é muito importante. Nas Filipinas usam-se roupas com círculos. Na Venezuela usam roupa interior vermelha e no Equador usam o amarelo como cor da sorte.

No México, penduram-se bonecos tipo ovelhas nas maçanetas como sinal de progresso.

tradições ano novo

Tradições de ano novo em Portugal

Em Portugal e em algumas partes do mundo, é tradicional o banho frio, o primeiro banho do ano em algumas praias, como na Nazaré. Vila Nova de Gaia é na praia do Senhor da Pedra que o ritual se dá após a meia noite.

Ainda nas tradições portuguesas, em algumas zonas de Trás-Os-Montes e nas beiras é costume cantarem-se as “janeiras”, canticos populares pelas portas. Em troca, as pessoas que cantam recebem bens e dinheiro.

Em Bragança, na aldeia de Réfega, constroem um boneco de trapo e palha que representa o ano velho e que é queimado antes da meia noite.

Um dos rituais mais usuais em todo o mundo é o cumprimentar das pessoas todas que estão à sua volta, em sinal de paz e amor com todos, para que o novo ano corra melhor ainda. As celebrações são acompanhadas pela bebida típica das festas mais glamourosas: champanhe. Popular na Europa e na América, só a Rússia combate esta tradição com as suas vodkas com limão e água da torneira.

Usar roupa nova no Novo Ano

Outro costume no Ano Novo é o usar de roupa nova. E dependendo do que quer na vida neste novo ano, escolherá a cor da sua roupa. Amor corresponde ao vermelho, emprego ao castanho, finanças ao amarelo e a boa sorte no geral corresponde à cor azul.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *