Segurança nas compras de Natal

compras online seguras

O comércio electrónico movimenta milhões de euros. Os números comprovam o crescimento do setor já também em Portugal e cada vez mais os consumidores perdem a desconfiança das compras online.

Segurança nas compras de Natal

Com a chegada das festas de fim de ano, muitos procuram no e-commerce os seus presentes. Diante de tantas ofertas é preciso ter cuidado com as armadilhas. Na rede também existem criminosos, mas o ataque é virtual e os prejuízos são percebidos tardiamente.

Aproveitando a falta de conhecimento de muitos usuários, e o período de correria do Natal, os criminosos virtuais roubam na rede. Camuflados em sites falsos, spam e vírus, a fraude acontece com os dados pessoais, senhas e dados bancários das vítimas que não têm ideia sobre o risco que estão a correr.

Compras online com anti-virus actualizado

Confira algumas precauções a serem tomadas nas compras online: Certifique a segurança da conexão do seu computador, e não deixe de atualizar o antivírus.

Compre apenas através de lojas conhecidas ou indicadas por amgos. Procure comprar em lojas virtuais que utilizam tipos de pagamento seguros, como o Paypal.

Compras em links estranhos? Não, obrigado.

Tenha muito cuidado com os cliques em links estranhos. Nesta época é comum receber cartões de Natal das empresas. Desconfie de promoções imprescindíveis.

compras online seguras

É justamente por causa desta quantidade de gente que, neste período, o risco de ser roubado é maior. Qualquer descuido que o comprador tiver pode-se transformar numa oportunidade para o ladrão.

Muita gente circula na cidade para comprar presentes

Mas, nas ruas, é fundamental redobrar a atenção, para não ser vítima da ação de bandidos na hora das compras.

Faça suas compras durante o dia sempre que possível. Se você for às compras à noite, vá com um amigo ou membro da família, nunca sozinho, pois poderá ser visto como um alvo mais fácil. Evite qualquer tipo de ostentação. Jóias, telemóveis e malas grandes e sacos podem chamar a atenção.

Quando carregar carteira ou mala é preciso cuidado especial. Elas são os principais alvos de criminosos em áreas comerciais lotadas, paragens de autocarros ou de táxi.

Seja discreto com bolsas ou carteiras

Se possível, leve somente um documento de identidade, carta de consução, juntamente com o dinheiro necessário, cheques ou um cartão de crédito que você espera usar.

Mesmo que esteja apressado e a pensar em mil coisas, fique sempre atento, mantenha o dinheiro no bolso da frente e leve apenas os documentos necessários. Nunca aceite ajuda de um desconhecido para “vigiar” as suas compras ou pertences, enquanto você vai à casa-de-banho, por exemplo, pode tratar-se de um aproveitador;

Tire uma cópia de toda a documentação do que carrega na sua carteira e mantenha as senhas num lugar seguro em casa, jamais na carteira.

Evite sobrecarregar-se com sacos e pacotes

É importante ter uma clara visibilidade e liberdade de movimento para evitar problemas e acidentes.

Cuidado com estranhos que se aproximam de você por qualquer motivo. Nesta época do ano, criminosos podem tentar vários métodos de distração com a intenção de levar dinheiro ou pertences.

Não se trata de uma questão de alarmismo, mas de facto, nesta altura, todo o cuidado é pouco.

 

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *