Enurese, trate as crianças com paciência e ternura

Só entre os 4 e os 6 anos é que a bexiga de algumas crianças se torna suficientemente grande para reter a urina durante a noite, pelo que elas podem urinar na cama sem chegar a acordar. A enurese não é assim tão invulgar mesmo depois dessa idade e pode manter-se durante muito mais tempo — 1 pessoa em 100 é ainda incontinente aos 18 anos.

Mesmo que a bexiga se desenvolva normalmente, o sistema nervoso que a controla pode ter um desenvolvimento mais lento. Ou então a criança pode ter o sono muito pesado, não acordando mesmo que tenha vontade de urinar.

O facto de molhar a cama durante um certo período pode ser causado por uma tosse violenta ou uma irritação ou infecção no tracto urinário.

A ansiedade pode ser também a causa principal da enurese: uma criança pode estar subconscientemente preocupada com determinados problemas, como, por exemplo, o começo das aulas ou a entrada numa nova escola, a mudança de casa, brigas entre os pais ou a existência de um novo bebé na família. Os pais podem também induzir a criança à ansiedade ao começarem a fazer-lhe utilizar o bacio cedo demais.

Consulte o pediatra se suspeitar de que o motivo por que ela urina na cama é de origem emocional ou desconfiar de que a causa pertence ao foro médico — como uma infecção urinária, se a criança não retiver a urina durante o dia ou nunca conseguir passar uma noite enxuta.

Tratamento

A não ser que a causa seja uma infecção, o melhor tratamento pode ser não fazer nenhum. Certamente que ralhar, castigar ou envergonhar uma criança que urina na cama até agravará o problema. Em vez disso, elogie-a quando a cama estiver enxuta.

Até o problema ser ultrapassado, prepare a cama com um resguardo ou colchão impermeável. Certifique-se de que a criança não bebe nada umas duas horas antes de se deitar e vai à casa de banho antes de ir para a cama.

Enurese


Adicionar Comentário