Envernizar, técnicas e reparações do envernizamento

A madeira deve ser cuidadosamente lixada e limpa e o fio betumado com um betume apropriado. Escolha o tom tendo em conta que os mais escuros escurecem consideravelmente a madeira.

Print Friendly, PDF & Email

Verniz vitrificável transparente

Este produto de acabamento permite que a textura natural da madeira fique visível e proporciona uma superfície dura que resiste ao escurecimento, às pancadas e mesmo à água a ferver. E excelente para aplicação em madeiras novas com poucos defeitos e escassa betumagem.

Aplicação

Elimine toda a gordura e cera com um abrasivo e aguarrás. Não aplique o produto enquanto a madeira estiver húmida.

Dê a primeira demão utilizando uma almofada de pano. Deixe secar pelo menos durante 6 horas e aplique depois as outras demãos com um pincel. Se deixar passar mais de 24 horas entre duas demãos, passe lixa de grão fino ou palha-d'aço de grossura média antes de aplicar outra demão.

Quando se pretende envernizar superfícies texturadas ou com contornos, é preferível usar um verniz em aerossol. Embora a preparação das superfícies seja idêntica, é preciso contar com a aplicação de diversas camadas leves de verniz em aerossol. Se uma camada levar verniz em excesso, é quase certo que este começará a escorrer ou a gotejar ao longo da superfície. Conserve a embalagem à distância recomendada da superfície a envernizar e mova-a paralelamente a esta num movimento contínuo. Deixe secar cada camada antes de aplicar a seguinte.

Envernizamento com boneca

Este acabamento tradicional emprega-se sobretudo nos móveis antigos. O seu elemento básico é a goma-laca dissolvida em álcool desnaturado.

A aplicação deste verniz é indicada para reparar um móvel antigo ou harmonizar uma peça com outras já existentes; embora excelente, este acabamento danifica-se facilmente em contacto com o calor ou líquidos.

Existem várias marcas de vernizes para aplicação com boneca, o que torna este trabalho muito simples para o amador, pois, feito com cuidado, dá resultados satisfatórios.

Preparação

A madeira deve ser cuidadosamente lixada e limpa e o fio betumado com um betume apropriado. Escolha o tom tendo em conta que os mais escuros escurecem consideravelmente a madeira. Antes de escolher uma cor, deve experimentá-la numa amostra da madeira onde vai aplicá-la.

Equipamento

Para a aplicação deste processo de envernizamento, o utensílio indispensável é a boneca, espécie de almofada de algodão em rama que actua como reservatório do verniz envolvida num pano de linho macio ou de algodão que actua como um filtro.

A boneca não deve ser mergulhada no verniz, o qual se deita directamente na almofada depois de retirado o pano. Evite um excesso de verniz.

Aplicação

Trabalhe com movimentos regulares, desenhando um oito, até que a madeira fique revestida com uma fina película de verniz. O objectivo é a aplicação de uma série de camadas, deixando apenas alguns minutos de secagem entre duas sucessivas.Certifique-se de que os cantos e as arestas ficaram bem revestidos de verniz. Logo que tiver obtido uma superfície plana e regular, a peça estará pronta para a segunda fase: a aplicação do álcool.

Deixe a obra repousar durante pelo menos oito horas e em seguida prepare uma outra boneca embebida em álcool desnaturado e envolvida por uma cobertura de dupla espessura. Esprema a boneca até esta ficar praticamente seca — o seu invólucro deverá ficar apenas humedecido — para que o álcool não dissolva o verniz.

A aplicação do álcool destina-se a remover os traços deixados pela boneca e a obter um acabamento brilhante. O movimento da boneca deve ser feito como o anterior — desenhando um oito —, aumentando a pressão à medida que a boneca vai secando. Substitua periodicamente o pano de revestimento até ao final da operação.

Por fim, trabalhe no sentido do veio da madeira até desaparecerem todas as manchas ou traços da boneca. Deixe endurecer. O envernizamento com boneca seca rapidamente, sendo, contudo, necessários vários dias para que adquira a sua dureza máxima.

Os polimentos à base de goma-laca podem também ser aplicados com uma trincha, mas deve deixar secar cada demão antes de passar uma lixa muito fina.

Reparações em superfícies envernizadas

É possível verificar se uma superfície foi envernizada com boneca esfregando-a com um pano sem pêlo embebido em álcool metílico. Uma ligeira passagem amolecerá imediatamente o verniz e deixará resíduos no pano. Outros tipos de verniz não são afectados pelo álcool.

Superfície riscada

Prepare uma solução de 5 partes de álcool metílico, 2 partes de óleo de linhaça e 1 parte de terebintina pura. Faça uma almofada de pano macio e trabalhe com um movimento em oito para espalhar bem a mistura pela superfície danificada. Se houver riscos profundos, utilize álcool metílico puro para amolecer o verniz, a fim de o espalhar bem pelas partes afectadas.

Grandes estragos

Retire por completo o acabamento com amoníaco, acetona ou diluente próprio. Em seguida, proceda como se fosse envernizar de novo.

Marcas de calor

Esfregue a área atingida com uma mistura de 1 parte de terebintina pura e 1 parte de óleo de linhaça puro ou canforado.

Álcool entornado

O álcool actua como um solvente no envernizado tradicional. Limpe assim que puder e deixe a superfície a secar. Se o álcool tiver removido o verniz, trate a área com um substituto de verniz. Aplique-o com uma trincha pequena até cobrir toda a superfície. Deixe endurecer, afague com lixa ultrafina e em seguida utilize a almofada como se se tratasse de uma superfície riscada.

Queimaduras de cigarro.

Retire cuidadosamente o verniz, estragado com a ponta de uma lâmina de barba. Cubra a zona danificada com cera virgem derretida, que pode adquirir nas lojas de tintas. Poderá necessitar de um corante vegetal para a cera virgem condizer com o acabamento.

Manchas de água

As manchas brancas no envernizado podem ser eliminadas em muitos casos esfregando a área com algodão limpa-metais. Esfregue vigorosamente para produzir calor. Com manchas escuras pode não resultar, sendo então necessário remover o verniz e envernizar de novo.

Atenção

Se tiver móveis antigos valiosos que necessitem de ser restaurados, é preferível mandá-los envernizar por um especialista nas técnicas de restauro. Deste modo, as peças não perderão o seu valor.

Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
· ·
Categorias do artigo:
Bricolage

Comentários

  • As dicas para envernizar com “boneca” são boas. Mas faltam duas informações importantes, a meu ver:
    Quais são as proporções de Alccol e Gomalaca?
    Onde comprar os produtos na Cidade do Rio de Janeiro?

    Juarez Rodrigues da Conceição 21 de outubro de 2010 22:09 Responder
  • oi grazi

    Grazieli Ramalho 22 de julho de 2012 21:05 Responder
  • tenho um buf que era da minha, avó , ele foi pintado com verniz , e esta manchado de oleo quer restaurar ele e pintar na cor tabaco , como posso fazer se poder me ajudar , obrigado

    Nilza Vinha 26 de agosto de 2012 2:54 Responder
  • Obrigado pela ajuda.

    Emerson Mendes Francisco 8 de abril de 2013 15:09 Responder
  • o verniz tambem é necessario para a belesa de um
    respetivo auto movel

    Jose Ipanga Ipanga 11 de junho de 2013 10:09 Responder
  • empalhador de cadeiras em guarulhos fone (11)991109673

    Antonio 1 de dezembro de 2013 22:02 Responder
  • QUERO ENVERNIZA PÃO SAL OU ROSCA

    Lenir Maia 1 de julho de 2014 2:56 Responder
  • Você conseguiu envernizar o pão?

    Mayara Brayner Camus 2 de dezembro de 2014 11:31 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *