Como substituir o anticongelante do radiador do seu automóvel

A concentração da mistura de anticon­gelante e água de um sistema de refrige­ração de um automóvel (naqueles que utilizam anticongelante) deve ser verifi­cada pelo menos de seis em seis meses. Deve manter-se o teor correcto de anti­congelante durante todo o ano, porque o anticongelante evita também a forma­ção de depósitos e ferrugem no sistema.

Print Friendly, PDF & Email

A concentração da mistura de anticongelante e água de um sistema de refrigeração de um automóvel (naqueles que utilizam anticongelante) deve ser verificada pelo menos de seis em seis meses. Deve manter-se o teor correcto de anticongelante durante todo o ano, porque o anticongelante evita também a formação de depósitos e ferrugem no sistema.

Além disso, a mistura tem um ponto de ebulição elevado, o que permite que o motor funcione a uma temperatura mais alta, aumentando o rendimento e reduzindo o risco de sóbria aquecimento quando está calor. Os melhores anticongelantes têm uma composição à base de etilenoglicol. Esse composto, misturado com aditivos anti-corrosão, pode ser conservado no sistema durante três anos. Após esse período de tempo, deve esvaziar-se o sistema e substituir a água por uma nova mistura anticongelante. Se já não se lembra há quanto tempo é que não muda a água do radiador, é preferível substituí-la.

Quando for necessário substituir a água do radiador, deixe arrefecer o motor e coloque um recipiente por baixo do radiador (um alguidar ou um balde de plástico servem perfeita­mente para o efeito). Se não conseguir retirar o bujão de esvaziamento, solte e tire para fora a mangueira inferior. Tire também o tampão do radiador para a água despejar mais depressa. Examine a água. Se contém partículas de ferrugem ou vestígios de depósitos, o sistema deve ser lavado.

anticolegante-radiador

Verifique as mangueiras e as braçadeiras

Substitua as mangueiras que apresentem fendas ou sinais de desgaste quando as aperta.

O anticongelante ataca a pintura. Por­tanto, antes de encher novamente o radiador enrole uns panos à volta da extremidade da mangueira de enchimento do radiador para absorver os pingos e o líquido entornado.

Coloque novamente o bujão de esvaziamento e a mangueira, se a tirou, e aperte as braçadeiras. Deve preparar previamente a nova solução de anticongelante num regador de 10L. Se o automóvel tem um depósito de expansão, substitua também a água desse depósito pela mistura correcta, enchendo-o até ao nível assinalado na respectiva parede.

Ponha o motor a trabalhar, com o tampão do radiador tirado, até aquecer a água. Vá atestando até o nível se manter constante; coloque então o tampão do radiador. Para verificar se há fugas, ponha jornais no chão por baixo do motor e do radiador e verifique se está água a pingar. Aperte mais as braçadeiras ou substitua as mangueiras se for necessário.

 

O anticongelante é tóxico; por este motivo, se usou algum recipiente da cozinha para recolher a água do radiador, não poderá utilizá-lo novamente para alimentos.

Verifique o nível da água no radiador pelo menos uma vez por semana e sempre que vai partir para uma viagem longa. Ateste sempre o radiador com solução anticongelante correctamente preparada a água pura dilui a mis­tura.

Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
· · · ·
Categorias do artigo:
Automóveis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *