como utilizar e cuidar das Panelas elétricas

Uma panela elétrica é, na realidade, uma panela metálica ou cerâmica que encaixa num recipiente com uma resistência elétrica incorporada. A panela cozinha os alimentos a temperaturas relativamente baixas, sem perda de líquido, sabor ou nutrientes, com um consumo de electricidade bastante reduzido — 80-170 Wh. Na sua maioria, os alimentos demoram 8-12 horas a cozinhar; nunca atingem o ponto de ebulição, mas a temperatura é suficientemente elevada para destruir as bactérias. Estas panelas têm um interruptor simples de ligar/desligar ou um regulador para as posições de alta/baixa temperatura. Alguns modelos passam automaticamente para a posição de baixa ao fim de um certo tempo.

Uma panela elétrica é um aparelho muito prático, porque pode deixa-la a funcionar sem vigilância enquanto sai ou vai trabalhar. Quando voltar ao fim da tarde, terá uma refeição quente pronta a servir. A panela poderá ser utilizada em guisados, assados, sopas e caldos.

Técnicas de utilização da panela elétrica

 

A panela elétrica é acompanhada de um livro de receitas, porque os métodos de cozedura lenta podem diferir das técnicas convencionais. Por exemplo, os vegetais precisam de mais tempo que as carnes. A maioria das receitas inclui líquido para conduzir o calor aos ingredientes, mas a quantidade pode ser menor do que quando se cozinha ao lume, dado que não há evaporação. Na cozedura prolongada, os temperos devem ser ligeiros. A panela elétrica não aloura a carne nem os vegetais, mas poderá fazê-lo previamente numa frigideira.

Cuidados e limpeza da panela elétrica

 

Não deixe os alimentos a arrefecer numa panela eléctrica. Mude-os para outro recipiente e, depois de frios, ponha no frigorífico.

ATENÇÃO. Em alguns modelos, a panela pode ser retirada do recipiente exterior para servir à mesa ou para lavar. Se não for esse o caso, nunca mergulhe a panela em água. Limpe o recipiente exterior com um pano húmido. Encha a panela com água quente, esfregue-a com esfregão de nylon, depois despeje-a e seque com um pano.

Em termos gerais, as panelas eléctricas são fáceis de limpar porque a cozedura a baixa temperatura significa que a comida não se pega à superfície interior da panela.


4 comentários

  1. edna nascimento 8 de Julho de 2011
  2. rosenir 14 de Maio de 2012
  3. Nisleide Nóbrega 3 de Novembro de 2012
  4. Antonina Henriques 21 de Fevereiro de 2013

Adicionar Comentário