Como fazer uma palestra

Quem é líder de equipas e necessita de fazer apresentações recorrentes, precisa sentir-se confiante e saber como fazer uma palestra.

Da mesma forma, se for uma pessoa de vendas e visita prospects com frequência, para apresentar produtos ou serviços, ser bom comunicador também deverá fazer parte das suas competências.

Por razões óbvias, há que saber como fazer uma palestra, pelo que as primeiras perguntas que deverá responder a si próprio, previamente, são acerca da causa que está a apresentar e o que pretende que as pessoas fiquem a saber, já para não falar no facto de que tem de ponderar acerca do seu objetivo na apresentação que vai fazer.

Seguem-se algumas orientações de como fazer uma palestra.

palestra

Fazer uma palestra

Em primeiro lugar, precisa de estar bem preparado. Uma preparação prévia é importante porque as pessoas só conseguem acreditar numa coisa ou em alguém, quando percebem que essa coisa ou pessoa estão a defender uma causa em que acredita e para a qual se preparou.

De facto, é quando o orador consegue transmitir a causa que o público defende, que irá passar a ser visto de modo diferente e, será nessa altura que irá surpreender e encantar.

Acima de tudo e antes de mais, saber como fazer uma boa palestra implica ter-se o total domínio acerca do assunto de que vai falar. Por exemplo, há pessoas que dizem ter arrepios só de pensar em falar em público, mas se lhes for dito algo como o filho ser muito feio, elas vão logo ficar muito descontentes, porque o filho é uma grande causa para elas. Por isso, quando tiver uma causa em que acredita e que domina, você será capaz de se impor a ter a autoconfiança necessária para fazer uma palestra com mestria.

Por outro lado, cada vez que precisar de apresentar um produto a um grupo de prospects, por exemplo, o que deverá ter em mente  é o que esse produto poderá proporcionar às pessoas que estão a ouvir, que problemas é que poderá resolver e como é que, de facto, ele os irá solucionar. Dê exemplos, bem como as falhas que ele vem colmatar.

De facto, uma das coisas mais úteis quando se vai fazer uma palestra é usar a técnica 5W2H, pois consiste em encontrar respostas para certas perguntas que, em Inglês significam O quê, quando, onde, quem, porquê/porque e quanto.

Por outro lado, para fazer uma palestra, também deverá conhecer muito bem o público. Quem são as pessoas para quem vai falar e o que precisam de ouvir, como é que irão preferir receber a mensagem, o que quer que entendam, quais as expectativas perante a apresentação, as delas e as suas. Deverá, sim, perguntar-se a si próprio que ferramentas, técnicas, media, exemplos e conceitos vai utilizar na apresentação.

Quando se conhecer a si mesmo e aos ouvintes da sua mensagem, vai conseguir construir a ligação com o público. Esta é das melhores formas de fazer uma boa palestra.


One Response

  1. Simão Empreendedor Mmn 26 de Junho de 2013

Adicionar Comentário