Carne na caçarola…

Para preparar este prato, precisa de um recipiente com tampa e que pode ser de barro, esmalte, ferro fundido, aço revestido de esmalte vidrado ou ainda de pirex. No caso de o recipiente ser de pirex, só poderá utilizá-lo em cima do fogão se o vidro for à prova de chama.

Pode cozinhar carne, peixe e legumes seguindo esta receita. Para obter uma boa consistência, misture 3 partes de sólidos com 1 parte de líquido para impedir que o prato fique aguado ou seco demais.

Corte a carne em pedaços pequenos, passe-os por farinha e aloure-os numa frigideira com um pouco de gordura ou óleo. Escorra a carne e meta-a no tacho. A seguir, aloure na frigideira os legumes já arranjados e junte-os à carne. Por fim, prepare o molho.

Este pode ser feito apenas polvilhando com farinha o resto da gordura que ficou na frigideira, aquecendo durante alguns minutos e acrescentando caldo de carne ou água e temperos. Leve a ferver e depois deite sobre os ingredientes que estão no tacho

Ponha a tampa e leve ao forno regulado no 2-4 (150-180°C) ou a lume brando. Duas horas a duas horas e meia é o tempo normal para a carne de vaca de boa qualidade ou o borrego ficarem prontos. Dê mais tempo para carne mais dura e menos para borrego tenro e frango; Rectifique os temperos e verifique a espessura do molho antes de servir; se necessário, pode engrossar o molho com um pouco de farinha.


Adicionar Comentário