Caruncho, Como livrar-se de insectos nocivos …

Proteja a mobília usando um polimento insecticida

Print Friendly, PDF & Email

O insecto que mais provavelmente atacará as peças de madeira da sua casa é o vulgar caruncho pequeno dos móveis, designação pouco correcta, pois este insecto ataca também as vigas toscas do sótão, as madeiras não tratadas, o contraplacado e as peças de verga.

No fim da Primavera, vale a pena procurar sinais do ataque do caruncho — pequenos buracos com cerca de 2 mm de diâmetro e montículos de pó de madeira. Se não se tomarem precauções, o caruncho pode causar grandes danos.

Este insecto chega a pôr 60 ovos em fendas e gretas, dos quais saem larvas que furam a madeira, formando pequenos túneis. As larvas ficam na madeira durante períodos que vão até três anos, acabando por se aproximarem da superfície e transformarem-se em insectos adultos. Saem então para fazer a postura, e assim prossegue o ciclo.

Nos ataques localizados, aplique ou pulverize com um líquido que mate o caruncho, deixando-o impregnar os buraquinhos. Quando se trata de áreas extensas (num sótão, por exemplo), alugue um pulverizador de profissional e urna máscara respiratória e compre o líquido numa loja da especialidade. Serão necessários 4,5 1 de líquido por cada área de 18,5 m2 a tratar. No caso de mobília atacada, injecte o líquido em cada buraquinho utilizando uma seringa.

Os insectos que se instalem na madeira tratada morrem, e o mesmo sucede àqueles que já lá se encontrem, interrompendo-se assim o ciclo vital. Senão tiver a certeza de os vestígios que encontra serem de caruncho nem da gravidade do ataque, consulte uma empresa especializada que lhe faça uma vistoria gratuita. Procure nas Páginas Amarelas sob «Desinfecção» ou «Exterminações e fumigações». Se houver motivo para isso, a empresa fornecer-lhe-á um orçamento para o tratamento ou, em alternativa, poderá dar-lhe a opção de o fazer você mesmo.

Proteja a mobília usando um polimento insecticida. Inspecione os móveis em segunda mão que comprar: alguns buracos não significam necessariamente que haja larvas lá dentro, mas por precaução aplique em todos um insecticida e um verniz insecticida.

Se tenciona comprar uma casa com mais de 20 anos, mande fazer uma inspecção a uma empresa especializada em madeiras. Quando proceder a obras de reparação ou construção, compre madeira tratada com um produto protector.

 

Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
· · · ·
Categorias do artigo:
Casa e Jardim

Comentários

  • Peço ao Carlitos o favor de me informar se conhece o problema do insecto scleroderma domesticum, parasita do caruncho pequeno, e o que fazer para o eliminar. Também gostaria de saber a quem me dirigir para efectuar uma desinfestação que elimine totalmente tanto o caruncho como o parasita. Obrigada!!!

    Fernanda Azeredo 13 de agosto de 2010 16:25 Responder
  • Peço ajuda de como eliminar o chamado caruncho.Engraçado que eles aparecem em bando à noite, já chamei desinsetizadora, mas recolheram um para estudar e não me retornaram.Não acho o ninho, eles sobrevoam é a noite, quando ligo as luzes.Socorro gente e não morrem com inseticida comum, para barata, formiga, etc

    Ione Joshua Neves de Andrade 26 de julho de 2012 11:22 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *