Como Aplicar Massa de Vidraceiro, como meter vidro numa janela

Quando aplica um vidro numa janela, tem de fazer o acabamento com massa de vidraceiro. Para uma janela com caixilhos de madeira, use a vulgar massa de vidraceiro à base de óleo de linhaça; para caixilhos de metal, use uma massa própria ou massa acrílica, que é também adequada para os caixilhos de madeira. Precisará igualmente de uma espátula para a massa. Utilize um formão velho para retirar a massa antiga e uma turquês para arrancar os pregos ou as molas de vidraceiro que seguravam os vidros. Limpe o rebaixo com uma escova e aplique um primário.

Amasse a massa de vidraceiro até ficar macia e maleável, comprima-a no rebaixo do caixilho. Aplique o vidro, fazendo pressão contra a massa. Introduza pregos sem cabeça com a parte lateral de um formão (ou molas de metal, se os caixilhos forem de metal) para segurar o vidro. Coloque os pregos a intervalos de 25 cm e de modo que sobressaiam 5 mm do caixilho.

Aplique massa na face anterior do vidro e alise-a com a espátula, formando um bisel uniforme. Em seguida, utilize a faca para retirar qualquer excesso de massa da parte de dentro da janela, passe um pincel humedecido sobre a massa depois de estar alisada e aparada, o que a ajudará a aderir ao vidro. Deixe a massa endurecer durante cerca de duas semanas antes de a pintar.

 

Como renovar a massa de vidraceiro antiga

 

Retire a massa a toda a volta com uma chave de fendas velha ou um formão. Substitua os pregos ou as molas que estiverem danificados. Retire o pó com uma escova, dê uma demão de primário e aplique a massa sobre o vidro, como se descreve acima.

 

CONSELHO ÚTIL

 

Se a massa se pegar à espátula quando estiver a alisá-la, mergulhe-a em água. Da mesma maneira, se molhar as mãos impedirá que a massa se pegue aos dedos.


7 comentários

  1. Vera Lucia 18 de Julho de 2013
  2. Rogerio Gomes 11 de Junho de 2014
  3. Edvaldo Agripino Dos Santos Vavá 29 de Julho de 2014
  4. Marly Longhi 6 de Setembro de 2014
  5. Luana 22 de Outubro de 2014
  6. Ricardo Leoni 14 de Janeiro de 2016
    • Paulo 7 de Maio de 2016

Adicionar Comentário