Como Aplicar Massa de Vidraceiro, como meter vidro numa janela

Quando aplica um vidro numa janela, tem de fazer o acabamento com massa de vidraceiro. Para uma janela com caixilhos de madeira, use a vulgar massa de vidraceiro à base de óleo de linhaça; para caixilhos de metal, use uma massa própria ou massa acrílica, que é também adequada para os caixilhos de madeira.

Print Friendly, PDF & Email

Quando aplica um vidro numa janela, tem de fazer o acabamento com massa de vidraceiro. Para uma janela com caixilhos de madeira, use a vulgar massa de vidraceiro à base de óleo de linhaça; para caixilhos de metal, use uma massa própria ou massa acrílica, que é também adequada para os caixilhos de madeira. Precisará igualmente de uma espátula para a massa. Utilize um formão velho para retirar a massa antiga e uma turquês para arrancar os pregos ou as molas de vidraceiro que seguravam os vidros. Limpe o rebaixo com uma escova e aplique um primário.

Amasse a massa de vidraceiro até ficar macia e maleável, comprima-a no rebaixo do caixilho. Aplique o vidro, fazendo pressão contra a massa. Introduza pregos sem cabeça com a parte lateral de um formão (ou molas de metal, se os caixilhos forem de metal) para segurar o vidro. Coloque os pregos a intervalos de 25 cm e de modo que sobressaiam 5 mm do caixilho.

Aplique massa na face anterior do vidro e alise-a com a espátula, formando um bisel uniforme. Em seguida, utilize a faca para retirar qualquer excesso de massa da parte de dentro da janela, passe um pincel humedecido sobre a massa depois de estar alisada e aparada, o que a ajudará a aderir ao vidro. Deixe a massa endurecer durante cerca de duas semanas antes de a pintar.

 

Como renovar a massa de vidraceiro antiga

 

Retire a massa a toda a volta com uma chave de fendas velha ou um formão. Substitua os pregos ou as molas que estiverem danificados. Retire o pó com uma escova, dê uma demão de primário e aplique a massa sobre o vidro, como se descreve acima.

 

CONSELHO ÚTIL

 

Se a massa se pegar à espátula quando estiver a alisá-la, mergulhe-a em água. Da mesma maneira, se molhar as mãos impedirá que a massa se pegue aos dedos.

Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
· · ·
Categorias do artigo:
Casa e Jardim

Comentários

  • Valeuuuuuu………………………..

    Vera Lucia 18 de julho de 2013 19:43 Responder
  • Boa muito útil esse blog, obrigado.

    Rogerio Gomes 11 de junho de 2014 13:56 Responder
  • otimo ! dicas boas .

    Edvaldo Agripino Dos Santos Vavá 29 de julho de 2014 23:07 Responder
  • Vai algum produto antes de aplicar no vidro

    Marly Longhi 6 de setembro de 2014 0:00 Responder
  • Gostaria de saber o que é primario!!!

    Luana 22 de outubro de 2014 1:10 Responder
  • Também gostaria de saber o que é primário

    Ricardo Leoni 14 de janeiro de 2016 20:36 Responder
    • Primário é uma “tinta” com características físico-químicas que protegem as madeiras da humidade, do ataque de insectos, etc…

      Paulo 7 de maio de 2016 13:47 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *