Como reparar Circuito Eléctricos

Quando um aparelho eléctrico não funcionar, desligue-o da corrente antes de tentar encontrar a avaria. Uma chave busca-pólos ou um verificador de circuito, muitas vezes, o suficiente para identificar os problemas.

Se, por exemplo, um candeeiro de mesa não acender:

  1. Experimente mudar a lâmpada; se não resultar, tire-a e, com o candeeiro ligado, toque com a ponta do busca-pólos num e depois no outro contacto do casquilho. Se a lâmpada do busca-pólos acender, a corrente atinge os contactos, mas não a lâmpada do candeeiro.

  2. Se a lâmpada do busca-pólos não acender, desligue o candeeiro da tomada e introduza o busca-pólos primeiro num e depois no outro orifício da tomada. Se a lâmpada da chave acender num deles, a avaria deve ser no fio ou no interruptor. Outra maneira simples de verificar se a tomada está boa é experimentar outro aparelho nessa tomada.

  3. Para verificar o interruptor, utilize o verificador de circuito. Para verificar o fio, retire-o da ficha e do candeeiro e a seguir experimente cada um dos condutores, de modo a fazer um circuito através do verificador de circuitos. Provavelmente, um deles irá acender a lâmpada; o outro não. Substitua o fio.

O problema poderá também residir no fusível — ou no disjuntor — do circuito a que pertence a tomada. Verifique se o fusível está queimado ou o disjuntor disparou.


Adicionar Comentário