Como utilizar cavaletes e Como utilizar o Macaco

O macaco que faz parte do conjunto de ferramentas do automóvel destina-se a ser utilizado quando é necessário mudar uma roda; assim, não o coloque como suporte do veículo quando quiser levar a cabo qualquer outro trabalho. Utilize os cavaletes sempre que quiser fazer uma reparação sob o automóvel.

Print Friendly, PDF & Email

O macaco que faz parte do conjunto de ferramentas do automóvel destina-se a ser utilizado quando é necessário mudar uma roda; assim, não o coloque como suporte do veículo quando quiser levar a cabo qualquer outro trabalho. Utilize os cavaletes sempre que quiser fazer uma reparação sob o automóvel.

Mudar uma roda é um trabalho simples, mas se não se proceder correctamente, poderá acarretar algum risco. Embora o automóvel não tombe sobre si se o macaco escorregar enquanto a roda estiver retirada, o tambor ou o disco do travão podem ficar danificados.

Evite mudar uma roda num local inclinado, de piso irregular ou solto. Numa emergência, tal como um pneu furado, tente levar o automóvel para um local plano e de piso firme. É aconselhável ter sempre na mala do automóvel uma tábua com cerca de 30 cm de largura e 2,5 cm de espessura para colocar debaixo do macaco se tiver ele utilizá-lo numa superfície mole.

Alivie as porcas ou parafusos da roda antes de colocar o macaco — se as desapertar quando já tiver levantado o automóvel, a força requerida pode fazer deslizar este do macaco.

O tipo de macaco e a localização dos respectivos pontos de apoio variam de marca para marca e até de modelo para modelo de automóvel. Antes de o utilizar, consulte o livro de instruções ou pergunte a um mecânico da oficina de assistência.

Encontre os pontos de apoio do macaco para a roda que quer retirar — alguns automóveis têm apenas um ponto de apoio de cada lado e ambas as rodas de um lado são levantadas simultâneamente. Trave o automóvel com o travão de mão e calce a roda diagonalmente oposta àquela que vai retirar. Levante o automóvel até a roda deixar de estar em contacto com o chão. Se estiver a mudar um pneu, lembre-se de que o sobresselente necessitará de mais espaço do que o pneu furado.

Desaperte completamente as porcas ou os parafusos que aliviou e retire a roda dos pernos. Coloque a sobresselente. Aperte as porcas ou os parafusos à mão, montando-os numa sequência em diagonal. Baixe o macaco até a roda assentar no chão. Aperte as porcas ou os parafusos com a chave de rodas, baixe então o macaco completamente e retire-o.

macaco

 

Utilização dos cavaletes

Recorra sempre a cavaletes se for trabalhar debaixo de um automóvel. Estes cavaletes têm a forma de tripé com um pilar central que permite ajustar a sua altura. Devem ser colocados sob pontos suficientemente fortes para suportar o peso do automóvel, tais como os pontos de apoio para o macaco ou os braços principais da suspensão, quando o trabalho requer a suspensão levantada. Nunca os utilize sob chapa de metal sem apoio, nos braços da direcção ou nos apoios do motor.

Para fixar os cavaletes no lugar, levante o automóvel com o macaco, empurre-os até á posição requerida e desça cuidadosamente o automóvel até o apoiar. Para tirar os cavaletes quando o trabalho estiver pronto, levante o automóvel com o macaco até os poder retirar livremente; desça então o automóvel até ao solo. Finalmente, retire o macaco.

 

cavalete-de-carro

Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
· · ·
Categorias do artigo:
Automóveis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *