O que é Gânglios intumescidos

Uma intumescência em qualquer parte do corpo é habitualmente sintoma de uma doença ou infecção, mas por vezes pode ser um efeito secundário de uma vacina ou ter sido causada pela mordedura de um insecto ou por um golpe.

Print Friendly, PDF & Email

Uma intumescência em qualquer parte do corpo é habitualmente sintoma de uma doença ou infecção, mas por vezes pode ser um efeito secundário de uma vacina ou ter sido causada pela mordedura de um insecto ou por um golpe. Na maioria dos casos, os gânglios enfartados não são dolorosos, mas são geralmente acompanhados por uma sensação de mal-estar ou de fraqueza.

A intumescência desaparecerá logo que a causa comece a ceder, mas consulte um médico se os gânglios continuarem aumentados passados alguns dias ou endurecerem e forem acompanhados de febre. Os gânglios do pescoço podem aumentar durante uma doença das vias respiratórias superiores, como constipações e gripe, especialmente se a garganta ou as amígdalas estiverem inflamadas. Os gânglios intumescidos podem também ser sinal de papeira ou rubéola.

Se se verificar um aumento de volume dos gânglios do pescoço, axilas e virilhas, pode ser um sintoma de mononucleose infecciosa. O médico provavelmente pedirá análises de sangue para confirmar o diagnóstico. Em casos graves, receitará um tratamento à base de corticosteróides. Aconselhará ainda o repouso no leito durante a fase aguda, bem como a ingestão de líquidos em quantidade e analgésicos.

Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
· · · ·
Categorias do artigo:
Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *