Como preparar argamassa

É elementar para qualquer um que queira aprender os trabalhos de pedreiro saber misturar e preparar a massa. Trata-se de uma técnica simples, mas que deve ser executada com cuidados, porque daí depende a qualidade do material e até mesmo a solidez de uma obra.

Três tipos de massa:
Argamassa, agregado de areia e ligante de cal+água;
Massa de cimento, agregado de areia e ligante de cimento+água;
Massa mista, agregado de areia e ligante de cimento+cal+água.

A massa para acabamento compõe-se de três camadas:
Camada de 3 mm 50 kg de cimento 90 litros de areia p/ 30m2;
Reboque de 15 mm 50 kg de cimento 110 litros de areia p/ 7m2;
Acabamento 50 kg de cimento 140 litros de areia p/ 30m2.

O que é argamassa?

É um material que serve para assentamento de tijolos, ladrilhos, azulejos etc, ou proteger uma superfície. A argamassa é o resultado da mistura de areia com cal adicionando-se água. Após a secagem completa, a argamassa endurece, dando solidez à construção. Uma boa argamassa depende tanto das proporções entre esses dois elementos quanto do modo pelo qual se faz a adição da água.

Mistura de areia com cimento

O preparo sobre uma área exige que esta seja plana, firme e limpa. Comece com uma porção de areia remexendo-a com a pá para obter uma boa homogeneidade. Use de preferência areia fina, bem seca, de modo que as proporções não sejam alteradas no momento do preparo.
Em seguida junte o cimento e misture até obter um pó cinza-
claro.
Se essa massa for destinada a acabamento, é necessário peneirá-la para eliminar os grãos de areia maiores ou outros aglomerados.
Pronta a mistura, faça um monte e depois com a pá faça uma cratera no centro. A água será colocada aos poucos até que a massa esteja no ponto desejado.

Água para o preparo

É com o contato com a água que o elemento (cimento) endurece progressivamente. É essencial que a água seja limpa e não contenha substâncias químicas que possam perturbar a reação química que causa o endurecimento.
A dosagem de água tem conseqüências diretas sobre a qualidade dessa massa após a secagem. Deve-se então dosá-la com precisão e evitar a dosagem “a olho”, que é freqüentemente praticada. Use um recipiente de pequenas dimensões para que a água seja medida previamente.
Ponha-a aos poucos, tombando a mistura da areia mais o cimento do alto da cratera.

Amassamento

Estando a massa toda molhada, junte ainda um pouco de água até obter uma massa oleosa, suficientemente espessa para ficar na pá sem escorregar quando inclinada. Para obter uma mistura homogênea, corte a massa com golpes sucessivos de pá. A massa pode ser usada durante mais ou menos meia hora.


Adicionar Comentário