Como fazer trabalho de concreto

  • on 25 de maio de 2011
  • Likes!

Trabalho de concreto é sinónimo de construir; é algo que lembra de imediato um trabalho pesado e grosseiro, porém edificante. Assim sendo, essa atividade pode, a princípio, desencorajar os amadores.
Contudo, em algumas vezes, seja por necessidade ou por lazer, podemos ter no jardim, em casa, ou na casa de campo, cercas ou lajes que devem ser moldadas ou um tabique para levantar, bem como degraus a serem construídos etc.
Para resolver esse tipo de problema devemos adquirir conhecimentos sobre os métodos e materiais a serem utilizados, e as ferramentas adequadas. Pode ser nesse campo da bricolage que seu trabalho terá que se aproximar mais das ferramentas e técnicas usadas pelos profissionais.
Antes de começar, prepare tudo que for necessário, o que contribuirá para familiarizá-lo com esta nova atividade.

Noções de base

Qualquer trabalho de alvenaria exige o uso de cimento, areia, pedra britada, cal e gesso. A escolha dos elementos, como sua composição, varia segundo o tipo de construção que se deseja fazer. Assim, a primeira etapa consiste em preparar esses elementos.
O preparo da argamassa se faz segundo uma técnica simples, dependendo da escolha dos materiais, das proporções (água, cal e areia) e do procedimento.
Estes três aspectos são importantes para se fazer a argamassa, assegurando-se a solidez das construções.
O gesso é mais fácil de trabalhar, mas sua diferença em relação à argamassa e ao concreto é a rápida secagem, daí a dificuldade do preparo.
O concreto é freqüentemente confundido com a argamassa. A diferença essencial entre ambos é que o concreto é, por si só, um elemento de construção, enquanto a argamassa é destinada à ligação de outros elementos (tijolos, blocos etc). Assim, dependendo da construção que se deseja fazer, por vezes temos que colocar ferros no concreto para dar-lhe maior solidez.
Estas noções básicas são apresentadas independentemente de qualquer realização, de maneira que permita a cada um poder utilizá-las em quaisquer circunstâncias.

Print Friendly, PDF & Email
Categorias do artigo:
Alvenaria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *