Enxames, como actuar perante enxames de abelhas e vespas

Se, de repente, se encontrar no percurso de um enxame, afaste-se rapidamente ou deite-se no chão e cubra com roupa o rosto e outras partes do corpo que estejam expostas. Não agite os braços na esperança de afastar as abelhas, pois esse gesto só aumentará as possibilidades de ser picado. Se estiver no jardim, entre em casa sem demora, mas com calma, fechando as portas e as janelas. Permaneça dentro de casa até os insectos se terem afastado.

Se a sua casa for invadida por abelhas, telefone à Polícia ou entre em contacto com uma associação de apicultores, a fim de se aconselhar sobre o que deve fazer.

Um vespeiro numa parede ou no solo pode ser destruído, se necessário, com um insecticida próprio. No entanto, as vespas têm um papel benéfico, pois destroem os insectos e só causam transtorno no Verão e no Outono. Aplique o insecticida ao anoitecer, quando os insectos estão dentro do ninho. Pulverize a entrada do ninho, onde as vespas irão entrar em contacto com o veneno ao saírem e ao entrarem. Morrerão dentro de dois dias.

ATENÇÃO

Não tente destruir um vespeiro, a não ser que tenha vestido uma roupa protectora apropriada. Nunca tente destruir um vespeiro em actividade num recinto fechado.

Enxame

 


Adicionar Comentário