Constipações, como atenuar os sintomas!

Se tiver um pouco de temperatura, ingira muitos líquidos, especialmente bebidas frias, para substituir os líquidos que se perdem pela transpiração.

Print Friendly, PDF & Email

Não existe cura para a constipação vulgar nem imunização contra ela, mas alguns sintomas podem ser atenuados, o que torna a constipação mais suportável até desaparecer por si própria, geralmente ao fim de 7-10 dias.

Se tiver um pouco de temperatura, ingira muitos líquidos, especialmente bebidas frias, para substituir os líquidos que se perdem pela transpiração.

Não se agasalhe com mais roupa ou cobertores do que é habitual nem se sente ao pé de uma fonte de calor. Pelo contrário, deixe que o corpo perca algum do excesso de calor que gera.

As dores de cabeça ou outras podem ser aliviadas com analgésicos tomados nas doses recomendadas.

A inalação de vapor de água pode ajudar a aliviar a congestão nasal. Encha um recipiente até meio com água a ferver, deixe arrefecer um pouco, ponha uma toalha sobre a cabeça e aspire durante alguns minutos de cada vez.

Logo que se sinta francamente melhor, dê um passeio ao ar livre.

 

Verdades e falsos conceitos sobre as constipações

 

  • As constipações melhoram por si próprias. Certo. Porém, se os sintomas persistirem ao fim de 10 dias, consulte o seu médico.

  • Não existem medicamentos que curem ou reduzam a duração de uma constipação. Certo.

  • As constipações são provocadas por se ficar molhado ou exposto ao frio. Falso. No entanto, a infecção tem maiores probabilidades de se instalar se a pessoa estiver debilitada.

  • A vitamina C é eficaz no tratamento das constipações. Falso. Não existem provas clínicas que abonem esta teoria.

 

Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
· · · ·
Categorias do artigo:
Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *