Recuperação de Dados de Discos Rígidos

Durante a nossa rotina diária, chega sempre uma altura em que o nosso disco rígido falha. Independentemente se este faz um barulho parecido com um zumbido, cliques ou como se algo estivesse a arranhar, um disco avariado não é um problema que se possa realmente evitar.

Muitas pessoas sentem que a não ser que haja um impacto directo, o disco rígido é imune a avarias ou que como têm um disco à mais de dez anos, este nunca irá avariar. No entanto, a verdade é que uma falha física pode acontecer a qualquer momento sem sequer avisar, pois hoje o disco rígido pode estar a correr a grande velocidade e aquecer demasiado, resultando numa possível falha inesperada. Se quer evitar perder os dados de uma vida, a maneira mais simples e leve para a carteira é ir fazendo backups regulares, assim poupa o dinheiro que seria necessário para recuperar os seus dados.

Mas se você não fez backup dos seus ficheiros, então a solução é tão simples como aparenta, pode recuperar os seus dados, recorrendo, ou a serviços especializados ou através de um dos diversos softwares disponíveis no mercado. Pode recuperar os seus dados mesmo de um disco rígido que esteja danificado fisicamente, no entanto existem uma série de complicações relacionadas com este processo. A menos que seja um entendido na matéria, o nosso concelho é que entregue o disco a um técnico da área da recuperação de dados, pois ao estar a tentar recuperar os seus ficheiros pode acabar por elimina-los definitivamente.

Hoje em dia, a maioria dos peritos na área da recuperação de dados desempenham essa tarefa como um negócio, cobrando um determinado valor para recuperar os ficheiros, obtendo daí a sua principal fonte de rendimentos. E, claro, existem várias empresas com funcionários especializados que prestam os serviços de recuperação de dados. Estes analisam o problema e confirmam se os dados do seu disco rígido podem ser salvos ou não.

banner-datarecovery-cryingLady-416x260

O que deve saber antes de mandar recuperar um disco

É importante, antes de trazer o seu disco à loja ou empresa onde os serviços são prestados, ter algum conhecimento do que se passou com os seu disco rígido e qual o problema que este apresenta.
Deixamos, aqui, alguns indicadores que você pode ver ou consultar se pensar que o seu disco necessita de ser recuperado.

– Veja se você perdeu somente alguns ficheiros ou todos;

– Se o seu computador entra para o Windows normalmente ou não;

– Se ouve algum ruído fora do comum que seja proveniente do disco;

– Veja se aparece alguma mensagem a dizer que o disco não foi encontrado ou não pode ser acedido.

Após ter executado estas verificações e ter respondido a esta lista de perguntas a si mesmo, pode então ligar a alguém especializado para fazer este serviço. Se optar por uma empresa, é bastante importante que escolha uma com reputação, pois actualmente existem imensas empresas a prestarem o mesmo serviço, mas nem todas têm os resultados que pretende. Pode sempre pedir sugestões a amigos, quem sabe, estes podem ter mais experiência no assunto que você.

Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
· · · ·
Categorias do artigo:
Computadores · Hardware · Software · Tecnologia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *