Gota, Como prevenir e tratar a gota

Contrariamente à crença popular, a gota não é causada pelo excesso de álcool nem por uma vida desregrada. É uma perturbação que afecta o metabolismo orgânico, originando uma acumulação excessiva de cristais de ácido úrico em vários órgãos. Os homens são particularmente atreitos a sofrerem de gota (entre os 20 e os 60 anos), enquanto as mulheres raramente são afectadas. Os depósitos de uratos acumulam-se, causando inflamação e dores nos pavilhões auriculares, tendões, joelhos, cotovelos, mãos e pés.

Print Friendly, PDF & Email

Contrariamente à crença popular, a gota não é causada pelo excesso de álcool nem por uma vida desregrada. É uma perturbação que afecta o metabolismo orgânico, originando uma acumulação excessiva de cristais de ácido úrico em vários órgãos. Os homens são particularmente atreitos a sofrerem de gota (entre os 20 e os 60 anos), enquanto as mulheres raramente são afectadas. Os depósitos de uratos acumulam-se, causando inflamação e dores nos pavilhões auriculares, tendões, joelhos, cotovelos, mãos e pés. Os sintomas são dores intensas, inchaço, rubor e aumento da sensibilidade da articulação afectada — frequentemente, as articulações do dedo grande do pé. Nos casos crónicos, podem formar-se nódulos duros nos pavilhões auriculares, mãos e pés. Os ataques têm tendência a repetir-se durante toda a vida.

Tratamento: Consulte o médico logo que suspeite da doença.

Prevenção: Evitar os alimentos, bebidas e actividades que constituam causas directas de ataques. Tomar os medicamentos prescritos logo que se desencadeie um ataque. Ou, se o médico assim o indicar, fazer o tratamento preventivo a fim de manter baixos os níveis de ácido úrico.

Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
· · · ·
Categorias do artigo:
Sociedade e Cultura

Comentários

  • daniel 5 de agosto de 2010 9:17 Responder
  • Comentário de teste

    daniel 5 de agosto de 2010 9:22 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *