Os benefícios do chocolate preto

Muitas pessoas desconhecem os benefícios do chocolate, em especial do chocolate preto. Ao contrário do que muitos pensam, este não faz mal à saúde, muito pelo contrário.

Confira já a seguir alguns dos benefícios do chocolate preto e veja o bem que lhe pode fazer!

Bom para a saúde

Bem, antes de começarmos a ficar animados sobre o assunto, vamos descobrir o que os estudos científicos concluíram sobre o chocolate, o preto ou amargo, em particular.

chocolate-pretoPesquisas revelaram que o chocolate preto contém muito mais benefícios para a saúde, em comparação com o chocolate branco e chocolate de leite. Estes dois últimos contém maior teor gordura e menos benefícios para quem os consome.

O chocolate preto, também considerado como chocolate amargo ou semi-doce, tem-se tornado cada vez mais popular, uma vez que tem vindo a ser “rotulado” como mais saudável.

Entre as principais vantagens destacamos o facto de ajudar a melhorar o humor, deixando quem o ingere mais feliz e relaxado. Tem serotonina, que afeta uma pessoa de forma muito semelhante ao que um antidepressivo faria. Agora já descobriu o porquê do seu humor se tornar visivelmente melhor após comer uma barra de chocolate.

Além de acalmar e melhorar o nosso estado de espírito, também melhora a flexibilidade dos nossos vasos sanguíneos e, assim, facilita a circulação do sangue no nosso sistema.

Outro aspecto marcante do chocolate preto e que é muito benéfico para as pessoas é o fato de que os nutrientes com que é feito são agora conhecidos como optimos para prevenir o cancro. Cacau, um ingrediente que o chocolate escuro tem em abundância, contém antioxidantes que são essenciais para que o corpo consiga combater os radicais livres, que causam doenças cardíacas e outros tipos de doenças.

Os flavonóides podem ser encontrados no chocolate e são um dos principais inimigos dos radicais livres que podem ser provenientes de outros alimentos ingeridos pelo corpo ou absorvidos a partir do ambiente. Flavonóides, chamados epicatequinas e catequinas, ajudam  muito na proteção do sistema imunológico do corpo. É por isso que, consumir chocolate com maior teor de cacau, ou consumir chocolate preto é mais saudável.

Os antioxidantes no chocolate são tidos como benéficos para as articulações e ajudam na redução da dor e rigidez causada pela artrite. Também ajudam a conseguir uma melhor qualidade de sono. A vitamina B, também está presente, o que aumenta significativamente o nível de energia do cérebro e do corpo.

No entanto, conhecidos todos estes benefícios para a saúde do chocolate, não significa que você tem que começar a comer agora chocolate em excesso. Como com tudo, moderação é necessário.

Print Friendly, PDF & Email
Categorias do artigo:
Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *