Dores menstruais, como aliviá-las

As dores que acompanham o princípio da menstruação — ao contrário da tensão PRÊ-MENSTRUAL., que precede a menstruação — são designadas clinicamente pelo nome de dismenorreia.

Print Friendly, PDF & Email

As dores que acompanham o princípio da menstruação — ao contrário da tensão PRÊ-MENSTRUAL., que precede a menstruação — são designadas clinicamente pelo nome de dismenorreia. Esta caracteriza-se pelo aparecimento de dor no baixo ventre em geral intermitente (cólicas), A dismenorreia pode ser acompanhada de uma sensação dolorosa na região lombar, enjoo e uma sensação de esvaimento. Em geral, as manifestações mais intensas cessam ao fim do primeiro ou segundo dia da menstruação.

Esta perturbação, frequente nas adolescentes e mulheres jovens, não é grave e desaparece em muitos casos entre os 20 e os 30 anos ou após o nascimento do primeiro filho.

As dores são com frequência causadas por contracções uterinas (semelhantes às do parto) para a expulsão do sangue menstrual. Podem também ser provocadas por um dispositivo intrauterino e agravadas pela tensão ou ansiedade.

Depois de as dores se terem manifestado, podem tomar-se várias medidas para as aliviar: repouso com um saco de água quente aplicado nas costas ou no abdómen; um banho quente; ingestão de um analgésico, como paracetamol ou aspirina.

Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
· · · ·
Categorias do artigo:
Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *