Como tratar lábios ressecados

Os nossos lábios são uma das partes que mais se destacam no nosso rosto. Uns lábios e um sorriso bonito fazem toda a diferença num mundo em que é a primeira impressão que conta.

Contudo, com as mudanças de tempo são sempre os nossos lábios que acabam por ressentir-se primeiro, ficando rapidamente ressecados ou rachados devido ao frio, pouca humidade ou, em alguns casos, até alergias.

Quando não tratados, podem tornar-se dolorosos e desconfortáveis, por isso, conheça algumas dicas simples para prevenir e tratar lábios ressecados.

 

 

  • Hidratação – Em primeiro lugar, se quer ter uns lábios bonitos e evitar que fiquem ressecados, a melhor estratégia é manter-se sempre bem hidratado. Beba bastantes líquidos durante o dia, pelo menos 6-8 copos de água por dia, especialmente nas alturas em que o tempo está mais seco. Quando o seu corpo está desidratado, normalmente, é nos lábios que se nota primeiro.
  • Bálsamo – Para ajudar a manter os lábios bem hidratados também é importante que use um bom bálsamo labial, especialmente se passa muito tempo em divisões com aquecimento e ar condicionado ou no exterior, em períodos de muito frio ou pouca humidade. Contudo, quando os seus lábios se encontram muito ressecados deve evitar o uso de batom e gloss, pois estes podem ressecar ainda mais a área.
  •  A evitar – Tenha em atenção que quando tem os lábios ressecados deve evitar algumas práticas que podem piorar ainda mais a situação. É por exemplo o caso de passar a língua nos lábios para os humedecer, o que apenas acaba por piorar a situação, pois a saliva é ácida e acaba por secar ainda mais os lábios, já de si fragilizados. Também deve evitar fumar, uma vez que seca a sua pele, incluindo a pele dos lábios.
  • Reações alérgicas – Por vezes o que causa o ressecamento dos lábios pode ser o resultado de uma alergia e não do clima ou falta de hidratação. Muitos produtos cosméticos, como sabonetes, loções e maquilhagem podem causar lábios rachados. Se sente que o uso de determinado produto lhe está a provocar erupções na pele, inchaço, desconforto e ressecamento, então a melhor opção é mesmo deixar de os usar e proceder ao tratamento adequado. Em pouco tempo vai notar melhorias significativas, uma vez que eliminou a fonte do problema.
  • Dieta equilibrada – Uma alimentação saudável, rica em vitaminas e nutrientes, vai ajudar a manter os seus lábios bem hidratados e repletos de saúde. As vitaminas C e B são essenciais para manter a pele saudável, incluindo a dos lábios. Tente comer alimentos ricos em B-2, como fígado, espinafres, carne vermelha e iogurte.

Em alguns casos os lábios rachados podem ser uma consequência de um problema de saúde mais grave. Se o tratamento com hidratantes não tiverem resultados satisfatórios e o problema se continuar a agravar, então talvez seja aconselhado que marque uma consulta com o seu médico, a fim de averiguar qual a causa do problema. Só ele pode determinar se é uma alergia ou alguma outra doença. O médico também poderá prescrever um creme calmante ou uma pomada para tratar lábios ressecados.

Print Friendly, PDF & Email
Categorias do artigo:
Doenças e Tratamentos · Saúde

Comentários

  • Não acrescentou absolutamente nada ao que já era sabido sobre o assunto .

    Paulo S. Lima 29 de setembro de 2012 17:24 Responder
  • OI Ju!!c9 que tf4 usando Roacutan que rsecsea mto a pele e os le1bios.Eu je1 usei e1cido e ele rsecseava meu rosto, mas ne3o lembro de rsecsear os le1bios ne3o Mas passa bepantol nos le1bios que ele salva!! rsrs Vou ate9 postar isso aqui.Imagina! POde perguntar o que quiser!!!Beije3ooo

    Michela 4 de dezembro de 2012 12:16 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *