Como ganhar mais resistência fazendo aeróbia

O termo «aeróbio» deriva de palavras gregas que significam ar e vida. Todas as formas de exercício aeróbio aumentam a necessidade de oxigénio do corpo, oxigénio que é obtido pela intensificação do fluxo sanguíneo através do coração

Print Friendly, PDF & Email

O termo «aeróbio» deriva de palavras gregas que significam ar e vida. Todas as formas de exercício aeróbio aumentam a necessidade de oxigénio do corpo, oxigénio que é obtido pela intensificação do fluxo sanguíneo através do coração. Quando tal acontece, o coração bombeia com mais força e, sendo um músculo, torna-se mais forte. Fazer jogging, correr, andar a pé, nadar, andar de bicicleta, saltar à corda, inclusivamente dançar com vigor, são bons exercícios aeróbios. Para retirar pleno proveito, terá de exercitar-se pelo menos três vezes por semana.

Quando decidir fazer qualquer tipo de exercício, verifique primeiramente o seu nível de preparação tomando o pulso durante um minuto antes de se levantar de manhã.

Em qualquer caso, pratique os exercícios lentamente, nunca durante mais de 20 minutos de cada vez, e siga as indi­cações que se apresentam. Com essas indicações em mente, faça um teste simples:

 

  • tome o pulso.
  • Em seguida, suba e desça um degrau de escada de 20 cm de altura duas vezes em cada cinco segundos durante três minutos (pare se não se sentir bem).
  • Descanse um minuto exacto e depois tome o pulso. Está em boa forma se o pulso tiver regressado ao ritmo normal.

Consulte o seu médico se tem problemas cardíacos, tensão arterial elevada, tonturas, diabetes, dores de costas persistentes, artrite, se está em convalescença ou preocupado com as consequências do exercício ou sobre qualquer aspecto da sua saúde. Pare imediatamente se tiver dores ou se sentir mal.
Não cometa o erro de pensar que, se um exercício magoa, é porque está a fazer bem. Não faça exercício se se sentir cansado. Não faça exercícios vigorosos durante as duas horas posteriores à ingestão de uma refeição pesada. Não faça exercícios se está muito constipado, se sente doente ou se encontra febril.

Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
· ·
Categorias do artigo:
Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *