Como escovar bem os dentes

Segundo alguns estudos, mais de metade da população mundial chega aos 65 anos sem dentes, em grande parte devido à ingestão de uma dieta errada e rica em açúcares, mas também por uma falta de rotinas de higiene dentária adequadas.

Uma boa higiene dentária é essencial para uns dentes bonitos e uma boa saúde oral. Sem uma boa higiene é impossível manter os dentes em bom estado, levando a que surjam também diversos problemas, alguns deles até bastante dolorosos, para além de inestéticos.

A prevenção é a melhor arma para evitar problemas dentários, devendo ter especial cuidado com a correta escovagem dos dentes, aliada a idas regulares ao dentista e uma boa alimentação.

Higiene dos dentes

Embora uma boa limpeza não seja garantia de que não irá ter problemas dentários no futuro, a verdade é que reduz e muito essa probabilidade. É essencial que lave os dentes pelo menos 3 vezes por dia, após as principais refeições, durante 3 minutos. A escovagem é especialmente importante antes de se deitar.

Se por alguma razão não puder lavar os dentes, as pastilhas elásticas são uma boa alternativa. Contudo, use apenas pastilhas elásticas sem açúcar ou pastilhas com flúor, especialmente as que são vendidas em farmácias. Lembre-se que estas pastilhas são apenas um complemento à sua higiene oral ou para usar em casos de emergência, não devendo de forma nenhuma ser substitutos frequentes de uma boa escovagem.

Escovar os dentes

Deve escovar os dentes em todas as direções, prestando especial atenção à zona das gengivas e da língua ( muita vezes esquecidas). O uso de fio dental é também aconselhado, uma vez que é bastante eficaz a eliminar os resíduos de comida que se acumulam entre os dentes. Não se esqueça de ir também regularmente ao dentista (pelo menos de 6 em 6 meses) para fazer uma limpeza mais profunda.

Seguem-se algumas dicas de como escovar bem os dentes:

  • Comece a escovagem dos dentes pela parte exterior dos dentes. Faça movimentos circulares e lave um dente de cada vez.
  • A mesma técnica deve ser utilizada para a escovagem da parte interior dos dentes.
  • De seguida, passe para a escovagem dos molares. Escove bem tanto na parte interior como exterior dos dentes, voltando a realizar os pequenos movimentos circulares. Se for demasiado complicado para si, pode optar por fazer movimentos vaivém.
  • Para finalizar a escovagem, não se esqueça da parte superior dos molares, voltando a efetuar os mesmos movimentos vaivém.

A escovagem deve durar pelo menos 3 minutos. Várias escovagens rápidas ao longo do dia não substituem a limpeza de uma escovagem mais longa e cuidada.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *