Como ensinar um cão a sentar

Ensinar truques a um animal de estimação é sempre muito divertido, mas alguns dos truques podem também ser bastante úteis nas mais variadas situações e são uma excelente forma de começar a implementar o espírito de disciplina no animal.

Um dos truques mais simples de ensinar a um cão e também um dos que podem ser ensinados desde cedo é o comando “sentar”.  Trata-se de um comando bastante básico, mas que é importante para as mais diversas situações futuras.

Com alguma persistência, paciência e firmeza vai conseguir facilmente ensinar um cão a sentar. Mostramos-lhe algumas dicas para o ajudar nesta divertida tarefa.

 

 

  • Em primeiro lugar, é fundamental que estabeleça um horário para o treino que não coincida com a hora de alimentação do seu cão ou com a hora de ir à rua fazer as necessidades fisiológicas. Desta forma o cão irá estar mais focado no treino e não irá distrair-se tão facilmente.
  • Tanto você como o animal precisam de estar num estado de espírito calmo e atento. Lembre-se que vai precisar de ser bastante disponível e dócil, pois o tempo de aprendizagem deste comando vai depender de cão para cão e da sua personalidade. Assim que começar a perder a sua atenção, pare e tente novamente mais tarde.
  • O local onde vai treinar o comando deve ser calmo e livre de distrações. O ideal é que comece o treino num ambiente interior, controlado e sem possibilidade de interrupções.
  • Tenha consigo recompensas, como biscoitos de cão, para motivar o animal. Uma das técnicas mais eficazes para ensinar o comando “sentar” é pegar num biscoito, colocar em frente do focinho do animal e depois movimenta-lo lentamente para cima, sobre a cabeça do cão (como mostra a figura acima). O animal vai seguir a guloseima com os olhos e acabar por sentar-se. Para facilitar esta ação pode auxiliar o seu cão com as suas mãos, mostrando-lhe como se sentar.
  • Nesta fase apenas opte por usar gestos e movimentos. Evite os comandos verbais por enquanto. O importante é que o cão sente e perceba que é recompensado por isso.
  • Cada vez que o animal se senta recompense-o tanto com o biscoito, como através de elogios efusivos e demonstrações de carinho. Deverá repetir o processo diversas vezes, de forma a que o animal perceba o que deve fazer.
  • De seguida, passe a utilizar o comando verbal “senta”. Ao adicionar o comando ao exercício o cão vai passar a associar o comando verbal à ação de sentar e à recompensa.
  •  A última etapa é conseguir eliminar a recompensa do biscoito ou guloseima do comando “sentar”. O cão deverá ser capaz de cumprir o exercício exclusivamente ao comando verbal.
  • A primeira sessão de treino para ensinar um cão a sentar-se deve ser relativamente curta, mas devem repeti-la algumas horas depois e assim sucessivamente para garantir o sucesso. Se o cão mostrar bastante dificuldade após várias tentativas, então talvez o mais indicado seja fazer uma pausa no treino por alguns dias.
Print Friendly, PDF & Email
Categorias do artigo:
Animais · Cães

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *