Como funciona uma centrifugadoras de roupa

Todas as centrifugadoras têm um tambor rotativo accionado por um motor eléctrico. O motor desliga automaticamente quando se levanta a tampa da centrifugador;algumas delas têm um travão que diminui a velocidade e faz parar o tambor. Outras centrifugadoras despejam através de um tubo localizado na base (as que utilizam a força da gravidade); outras ainda, de tipo mais dispendioso, bombeiam a água para o exterior através de um tubo de borracha ligado ao sistema de esgotos.

Que fazer em caso de ruptura

Um derrame provém normalmente da bomba ou de um dos tubos de borracha que se lenha rompido. A bomba pode necessitar de uma anilha de vedação nova. Para retirar a bomba, remova os tubos de borracha, estique a correia de transmissão e solte-a da polia; depois, retire os parafusos e as porcas de fixação da bomba.

A bomba é normalmente constituída por duas partes iguais presas uma à outra por pequenos parafusos. Desaparafuse e separe ambas as partes, tendo cuidado para não arranhar as faces. Raspe suavemente qualquer pedaço de anilha que esteja agarrado às superfícies. Antes de colocar a anilha nova, verifique se o eixo do rotor está vazio. Se estiver, a bomba poderá ter de ser substituída.

Se não encontrar uma anilha com as dimensões adequadas, faça uma você mesmo. Meça o diâmetro interno da bomba antes de tornar a pôr o rotor no devido lugar; em seguida, desenhe um círculo com o mesmo tamanho num pedaço de corticite ou de borracha de 2 mm de espessura. Depois, coloque uma das metades do corpo da bomba sobre a corticite, de modo que o círculo desenhado fique centrado por baixo dela; desenhe o formato exterior do corpo na corticite Recorte o desenho e também o círculo interior. Cubra as faces do corpo da bomba onde vai ficar a anilha com um vedante (por exemplo, silicone), coloque a anilha e torne a montar a bomba. Se continuar a perder água, o problema é mais grave e a bomba poderá ter de ser substituída.

Quando a bomba não funciona

Esta situação pode ser consequência de um bloqueio da bomba, de os tubos de borracha estarem torcidos ou, se o motor for accionado por uma correia, de esta se encontrar partida ou lassa. Para verificar se existe algum bloqueio, tire para fora a bomba tal como fez para substituir a anilha. Ajuste a correia apertando a polia propulsora. Pode ter de a tirar para colocar uma correia nova.

Problemas com o tambor

Se o tambor andar à roda de forma irregular e ruidosa, pode haver roupa presa entre o tambor e o corpo da máquina ou o travão estar solto. Se o tambor não parar de rodar, o travão pode estar gasto ou ter o cabo solto. O travão pode ser afinado se estiver num local acessível — habitualmente, está situado na base do tambor. O cabo do travão tem normalmente duas porcas, uma de travamento e uma pata regulação. Desaperte a de travamento e rode a outra de modo a folgar o cabo, se o travão estiver muito apertado, ou a estica-lo, se o travão estiver muito solto.

Se o tambor não rodar, verifique se há uma correia de transmissão partida entre o tambor e o motor (nem todos os tambores são accionados por cor­reias). Se a centrifugadora vibrar exces­sivamente, a roupa não estará conve­nientemente arrumada ou os rolamen­tos poderão estar gastos.

Se o motor não trabalhar ou operar intermitentemente, poderá ter qualquer avaria eléctrica ou outro problema. É conveniente mandar repara-lo por um electricista ou pelos serviços de assis­tência do fabricante.


Adicionar Comentário