Dicas para fazer um filme de zombie

Para os amantes de cinematografia, fazer um filme do género que mais apreciam pode tornar-se mesmo numa obsessão. Hoje em ida, o tema que está mais em voga é o de terror, seja físico ou psicológico, como os filmes de zombies.

Seja profissional ou não, pretenda fazer um filme caseiro ou para participar num concurso, há sempre dicas para fazer um filme zombie que devem ser tidas em conta.

Seguem-se algumas dicas para fazer um filme de zombie.

 

filme-zombie

 

Dicas

  • Mesmo sendo amante da temática, o ideal é começar por assistir a filmes do género, ler muito acerca do que já foi dito e feito acerca de zombies. A partir deste estudo, há que soltar a imaginação e criatividade.
  • Fazer um filme, seja de que tipo for, é sempre um longo processo que implica não apenas pessoas, como tempo, recursos e responsabilidades. Apesar de exaustivo, no final, tudo terá a ganhar, e com certeza que não pretende fazer uma coisa com ar de ter sido feita em cima do joelho.
  • Faça pesquisas para elaborar uma história inédita para, depois, a transformar num script. Irá defrontar-se com problemas como os locais de filmagens, obter um elenco e equipa e efeitos especiais.
  • Tenha em conta o local. Mais vale um sítio que mais tarde vá necessitar de bastante edição, mas que seja seguro para todos os membros da equipa.
  • Tenha uma storyboard bem elaborada. Fale com amigos, peça opiniões e lembre-se de tudo o que já foi feito, para não fazer igual. Um filme tem de ser pensado em vários níveis porque, ao contrário de livros, não se está meramente a contar uma história.
  • Não desanime às primeiras contrariedades. Aprenda com elas para que o seu filme de zombies seja um sucesso.
  • Obviamente que os locais onde vai filmar são essenciais. Mas seja visionário e pense, por exemplo, num lindo parque. Pense como o tornar num ambiente escuro, sujo, com pequenos detalhes que pode criar para transmitir o suspense. Chega de filmes em que os zombies andam lentamente, a arrastar-se. Inove e torne os seus zombies em criaturas horripilantes, mas ágeis e rápidas. Este pode ser o segredo do seu filme.
  • Uma coisa é certa: a inspiração tem de vir de dentro de si. Qualquer bom contador de histórias lê, procura, pesquisa e pensa o que poderá faltar para que uma história seja realmente sua. Crie enigmas, algo que não seja tão linear, que suscite dúvidas, que vá agarrando os possíveis espectadores à história que está a contar e que permitam a eles entrar na história. Há que agarrar os espectadores.
  • Pense como a ação pode agarrar o espectador. Por exemplo, o sucesso de uma cena pode depender apenas do facto de ser filmada em câmara lenta. Crie detalhes que aparentemente possam não ter significado, mas que no decorrer da ação se tornem na chave do sucesso.
  • Outra dica para fazer um filme de zombie é a hora das filmagens. Pois será óbvio que filmar de madrugada, em locais com pouca luz, tudo vai criar o ambiente assustador para criar suspense e fazer com que os espectadores se sintam agarrados ao filme.
Print Friendly, PDF & Email
Categorias do artigo:
Outros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *