Dicas para fazer redação

Veja aqui as dicas para fazer redação que irão melhorar o seu texto e a sua capacidade de comunicação. São ensinamentos que podem te ajudar desde as redações na escola até as redações para provas e concursos.

Além disso, escrever bem ajuda você a ser respeitado na comunidade e na profissão.

Escrever bem requer talento, mas saiba que esse é o requisito menos importante do trabalho de redação. Escrever bem é, acima de tudo, resultado de alguns fatores essenciais, que descrevemos logo abaixo para você.

Leia com atenção cada item. A sugestão é que você imprima essa lista de dicas e cole perto da sua escrivaninha, para ver toda vez que for escrever algo.

Preparado? Vamos lá.

 

redação2

 

1. Para escrever bem, não escreva

Leia. Na maior parte dos casos as pessoas são más escritoras porque lêem muito pouco.

Assim como um pintor não pode produzir boas telas se não estudar anatomia, fisiologia, proporção e importância das cores, uma pessoa não poderá fazer uma boa redação se não souber ao menos o que é um bom texto.

Caso você não tenha ideia de por onde começar, procure aquelas edições de bolso dos grandes clássicos da literatura. Lá você encontrará obras como Dom Quixote, O velho e o mar, Hamlet ou Odisseia.

Mesmo que por vezes o conteúdo seja um pouco difícil, o que você deve prestar atenção, e essa é a grande dica para fazer redação, é como os escritores organizam o pensamento.

Porque redação é isso: um encadeamento lógico das ideias, com começo, meio e fim, usando no recheio bons argumentos e explicações.

 

2. O conteúdo é mais importante do que a forma

Ganhe repertório. Às vezes algumas pessoas escrevem de uma maneira incorreta e difícil de entender, mas a mensagem por trás é muito inteligente e bem feita.

É por isso que a dica para fazer redação aqui se trata do conteúdo. Mesmo que você não escreva muito bem, o importante é ter algo para contar.

O primeiro exercício é, então, passar essas suas histórias para o papel. Se não souber como escrever, imagine que você está contando o acontecimento para alguém.

Coloque no papel exatamente as palavras que saírem da sua boca.

Assim você já contará com um material base para elaborar o seu texto. Lembre-se: nessa sua etapa inicial de aprendizado, o conteúdo é mais importante do que a fórmula. Essa dica para fazer redação ajudará a destravar a sua escrita.

3. Mas claro que um rostinho bonito sempre ajuda

Trabalhe o estilo. Depois que as ideias já estiverem no papel, você pode começar a deixá-las atraentes.

É mais ou menos como um filho: você precisa primeiro esperar ele nascer para depois colocar uma roupa nele, pentear cabelo e colocá-lo para passear, fazendo charme com as pessoas.

A dica para fazer redação é trabalhar aquele texto que você já escreveu, pensando em maneiras de melhorar o entendimento da pessoa que irá ler.

Não julgue como difícil essa tarefa porque ela não é. Comece pela primeira frase. Ela está clara? Não? Então a reescreva de uma maneira diferente, trocando as palavras. Viu como aqui faz diferença a questão de ser um bom leitor?

Trabalhe frase por frase, até terminar o texto. Com o tempo, você ganhará cada vez mais agilidade, e verá que já é capaz de organizar seus pensamentos assim que escreve.

 

Treine sempre e não desista, essa é a dica mais importante para fazer redação.

Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
·
Categorias do artigo:
Faça Você Mesmo · Outros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *