Dicas para fazer rap

Se você não sabe nada sobre o universo do rap e está buscando dicas, encontrou. Aqui você irá conferir como fazer a sua composição e como se expressar por meio desse estilo.

O rap é um formato de música muito popular atualmente, tanto que quando ligamos a rádio podemos conferir inúmeras músicas desse estilo.

No entanto, muitas das músicas que fazem sucesso hoje são uma evolução do estilo musical, porque mesclam trechos de músicas pop com trechos de rap.

Isso aconteceu porque as gravadoras viram como o rap estava crescendo e decidiram levar o pop junto nesse sucesso.

Mas você deve estar interessado no rap tradicional, então confira a seguir essas dicas para fazer rap.

 

rap

 

1. Seja um metrônomo humano

Quem canta rap precisa ter uma noção muito boa de ritmo, porque caso contrário as palavras ficarão desencontradas da batida, criando um efeito muito esquisito.

A única coisa que você vai conseguir com problemas de ritmo, em uma apresentação de rap, serão as vaias.

Não há solução mágica: a dica para fazer rap é treinar, treinar e treinar. Compre em uma loja de música um metrônomo, instrumento que marca as batidas do tempo para você.

Se estiver sem dinheiro, a dica é baixar um metrônomo digital da internet ou procurar um aplicativo para celular. Existem diversas opções, tanto na Google Play como na AppStore.

Para começar, pegue a letra de um rap famoso, ligue o metrônomo e comece a cantar, sentindo o ritmo e encaixando a sua fala no tempo.

 

2. Escreva suas próprias composições

Busque inspiração naquilo que te incomoda, porque o rap possui essa característica, de ser a voz dos oprimidos.

Você pode falar sobre violência, desigualdade social, desemprego, racismo, preconceito, corrupção, intolerância religiosa ou o que vier na sua cabeça.

O importante de uma letra de rap são as rimas, porque elas que dão cadência ao texto. A dica para fazer rap é evitar aquelas rimas pobres, como coração e situação, amor e dor ou coisas do tipo.

Caso você não saiba a diferença entre rimas boas e ruins, busque referências. Por exemplo: a famosa música dos Racionais MCs, Negro Drama, traz:

Negro Drama/ Entre o sucesso, e a lama/ Dinheiro, problemas/ Invejas, luxo, fama.

Note como as palavras vão se encaixando: drama rima com lama, que rima com fama.

Se você já sabe o tema de que irá falar, selecione as principais palavras-chave do assunto e comece a encontrar outras palavras, que rimam com ela. Por exemplo: emprego rima com sossego, morcego, etc.

 

3. Chame seus parceiros

Rap é para ser coletivo, então reúna o pessoal da sua área que curte um rap e faça um som com eles.

Normalmente alguém já sabe fazer o beat box, então você só precisa soltar a sua voz e mandar a letra que já escreveu.

Lembre-se também que o rap também funciona de improviso. A dica para fazer rap é treinar. Um bom treino é o seu companheiro fazer um improviso, passando a palavra para você, que faz a sua parte, e assim por diante.

 

Com essas dicas para fazer rap, em breve você será um MC.

Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
·
Categorias do artigo:
Lazer · Música

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *