Como fazer a manutenção de um acordeon

acordeãoComo instrumento musical que é , um acordeon necessita de cuidados específicos. Para uma boa manutenção de acordeon, deverá mantê-lo sempre dentro do estojo e num local seco e arejado. Lembre-se que o estojo deve ser colocado na vertical, em pé, pois isto vai prolongar a vida útil das válvulas musicais.

O local onde guarda o seu acordeon nunca deverá ser limpo com produtos abrasivos pois estes contêm cloro, que por sua vez tem um alto poder de produzir ferrugem.
Como acontece com muitos casos, se necessitar de viajar e levar o seu acordeon, lembre-se que também deverá ter cuidados para que haja sempre uma boa manutenção de acordeon. Quer viaje de carro ou avião, deverá sempre manter o acordeon na vertical o que vai evitar problemas na própria mecânica dos baixos.

Para uma boa manutenção da vida útil do acordeon, evite tocá-lo ao sol, tanto como em lugares com fumo e empoeirados e muito menos em locais com água salgada, para que a afinação do seu acordeon perdure por mais tempo.

Se fôr daquelas pessoas que transpiram muito, então deverá usar uma proteção no seu acordeon para que o fole permaneça impermeabilizado, além de usar um lenço para secar pescoço e rosto. Para além disto e com vista a uma boa manutenção de acordeon, depois de tocar, deverá deixá-lo secar naturalmente, sem o colocar ao sol ou utilizar um secador, sempre fora do estojo.
Ahumidade é também um fator a ter em conta no qe toca à manutenção de acordeon. Em pisos que estejam em contato direto com o solo, como apartamentos no rés-do-chão, coloque folhas de jornal por baixo do estojo, tal como no interior. No interior do acordeon use um absorvente de humidade e, caso possa, evite tocar em dias de muita humidade.

Lembre-se que o acordeon é um instrumento delicado e que se suja com facilidade, pelo que antes de tocar, deverá lavar as mãos, além de que as unhas também devem estar aparadas.

O calor pode ser um fator prejudicial ao seu acordeon, pelo que para uma vida mais longa e útil do seu acordeon, para que prossiga com uma boa manutenção de acordeon, nunca deverá deixá-lo no interior de veículos expostos ao sol, principalmente se forem escuros.

Procure, sempre, sentir o seu acordeon, saber os seus limites e não os ultrapassar. O ideal para os acordeons são os registos que tocam a três ou mais palhetas e não registos como os do baixo e clarinete ou oboé, órgão e violino.

Assim que acabar de tocar como seu acordeon, limpe-o com produtos à base de silicone como cera de polimento automóvel, pelo que deverá ter sempre à mão um pano para o seu instrumento.

Como certamente saberá, um acordeon tem muitas partes de tecido e feltro como o fole e o amortecedor do teclado, além do estojo, sendo que a cola em alguns casos são feitas à base de amido, pelo que para uma boa manutenção de acordeon deverá estar atento ao aparecimento de traças.
Claro que há-de existir o desgaste natural do instrumento, mas isso não implica que não faça uma boa manutenção de acordeon. De facto, existem vários fatores que fogem ao nosso controle como poeira, formigas, pequenas aranhas, e mesmo o ressecar da lubrificação de partes mecânicas. Por tudo isto, proceder com uma revisão anual é o suficiente para uma boa manutenção de acordeon.

Print Friendly, PDF & Email
Categorias do artigo:
Música

Comentários

  • interessante!

    Maria L. Duarte 20 de maio de 2014 15:00 Responder
  • Como fazer a manutenção do meu acordeon

    Carmindo Ramos 28 de dezembro de 2014 20:38 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *