Como fazer velas

As velas são elementos decorativos muito bonitos, cheirosos e práticos. Contudo, a sua compra pode ser dispendiosa, principalmente se quiser comprar em maiores quantidades.

Pois, saiba que a solução ideal é fazer as suas própria velas. Não sabe como? Nós ajudamos!

Confira já em baixo algumas dicas para saber como fazer velas.

Passo-a-passo

Para ter sucesso, será preciso trabalhar com alguns recursos e ter em mente que o principal é usar e abusar da criatividade.

fazer-velasAlgumas dicas a ter em conta antes de começar a fazer velas têm a ver com a parafina. Ao colocá-la no lume, deverá preferir os bicos do fundo do fogão. Se começar a sair fumo, é sinal de que a temperatura da parafina está muito alta, pelo que deverá desligar o lume de imediato.

Também o tamanho da panela terá influência e irá variar consoante a quantidade de parafina que vai ser derretida. Em todo o caso, para prevenir acidentes, escolha um modelo que não tenha asas de plástico. Para sua segurança, também deverá usar um avental grosso e luvas de amianto enquanto estiver a trabalhar.

Dadas algumas dicas, saiba então o que vai precisar para poder fazer velas:

  • raspas de parafina
  • pavio
  • vidrinhos (seja de geleia ou de chávenas antigas)
  • uma panela para derreter
  • essência com o aroma que deseja
  • palitos (para segurar o pavio durante a secagem da parafina – deverá fazer um furo no centro do palito para passar o pavio)
  • corante para velas (apenas se quiser fazer velas coloridas)

Reunidos os materiais necessários, comece então a fazer velas. Numa panela, derreta em banho-maria as raspas de parafina com a essência e o corante. Depois de estar tudo completamente derretido. Deixe arrefecer por alguns segundos. Se quiser, enquanto a mistura estiver a arrefecer, aqueça com um secador de cabelo o vidrinho durante um minuto. Isso vai ajudar a que a parafina seque por igual.

De seguida, coloque a parafina derretida no vidrinho já aquecido e com o pavio lá dentro. Quando terminar de encher, coloque o palito para segurar o pavio e deixe secar.

Agora que já sabe como fazer velas, aproveite esta oportunidade e aprenda como fazer velas gel com enfeites.

Para quem não sabe, o gel é um tipo de parafina (mas transparente). Este processo deve ser feito dentro de um recipiente de vidro para que a sua característica cristalina se mantenha. Além disto, também deverá optar por um vidro mais grosso e resistente, de preferência com abertura larga, mesmo que o pavio utilizado seja de chama normal e esteja centralizado.

Vai precisar de:

  • uma panela ou bule (que não seja utilizado para mais nada)
  • parafina gel
  • um pavio parafinado com ilhós de 10cm
  • areia para aquário (na côr que desejar)
  • flores de tecido

Comece por separar todo o material. Corte a parafina gel em pedaços pequenos para que derreta mais rapidamente. Coloque-a na panela e aqueça em banho-maria ou se tiver um fogão elétrico não necessita do banho-maria.

Última dica sobre fazer velas: a parafina se for aquecida em demasia, pode pegar fogo, pelo deve prestar atenção constante ao derretimento. Quando já não existirem pedaços sólidos, desligue o lume.

Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
· ·

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *