Como fazer lagos para o seu jardim

Verifique a inclinação do terreno com um nível de bolha de ar numa ripa de madeira. Se as bordas do lago não estiverem horizontais, o nível da água prejudicará o seu aspecto. Escolha um lugar para o lago bem afastado das árvores e com boa exposição à luz solar.

Print Friendly, PDF & Email

Verifique a inclinação do terreno com um nível de bolha de ar numa ripa de madeira. Se as bordas do lago não estiverem horizontais, o nível da água prejudicará o seu aspecto. Escolha um lugar para o lago bem afastado das árvores e com boa exposição à luz solar.

Antes de se decidir definitivamente pelo tamanho e forma do lago, escolha o revestimento plástico flexível ou um molde pré-fabricado de plástico rígido ou fibra de vidro moldado.

Revestimento

Os melhores e mais duradouros consistem numa dupla camada de PVC com rede de nylon no meio ou são feitos de borracha sintética especial.

Escave a área pretendida: Faça o fundo um pouco mais pequeno que a abertura para dar inclinação às paredes, reduzindo assim o risco de derrocada e de estragos causados pela geaela. Retire todas as pedras aguçadas, raízes ou outros obstáculos que possam danificar orevestimento.

Cubra as paredes do buraco com uma camada de areia húmida com a espessura de 2,5 cm para almofadar o revestimento. A areia humedecida agarrar-se-á às paredes.Estenda o revestimento sobre a abertura do buraco e segure as beiras firmemente com tijolos, pedras ou lajes. Com uma mangueira de jardim, deixe correr água para dentro do revestimento. A água fá-lo-á distender até tocar as paredes e o fundo do lago, embora seja necessário mudar a posição dos pesos de vez em quando.

Quando o lago estiver cheio, retire os pesos que prendem o revestimento e corte o excesso deste com uma tesoura, deixando uma aba de cerca de 15 cm de largura a toda a volta. Assente sobre a aba, previamente coberta com uma camada de argamassa, um pavimento de lajes, inteiras ou partidas (desperdício), de forma que estas fiquem pelo menos 2,5 cm acima do nível da água. Evite deixar cair argamassa no lago, pois esta envenena as plantas e os peixes. Se cair algum bocado, esvazie o lago, limpe-o e torne a enchê-lo.

Revestimento rígido

Estes revestimentos são, em geral, de plástico rígido ou fibra de vidro moldado, este mais duradouro e também mais dispendioso. Ambos são instalados da mesma maneira.

Escave o buraco com um formato tão semelhante quanto possível ao do molde, mas um pouco maior, para deixar um espaço vazio a toda a volta quando o colocar. Para uma orientação aproximada, coloque o molde com o lado direito para cima e deite areia à volta do contorno. Depois de escavado 0 buraco com as dimensões necessárias, forre a base com uma altura mínima de 2,5 cm de areia. Coloque o molde e preencha o espaço à volta com terra peneirada até ao nível de uma das saliências. Com nível de bolha de ar, verifique se as bordas do molde estão horizontais tanto no sentido do comprimento como da largura. Encha então o lago com água até à altura da areia. Continue a encher o espaço vazio com areia humedecida ou terra peneirada, calcando-a com força enquanto vai deitando água no lago. Este processo permite assegurar um apoio firme para as saliências.Pavimente o lago a toda a volta. Assente o pavimento sobre uma camada de argamassa, de modo que fique a uma altura mínima de 2,5 cm acima do nível da água.

ATENÇÃO. Se existir a possibilidade de haver crianças perto do lago, coloque uma rede de plástico espessa para jardim, presa por cavilhas ou ganchos de metal, a cerca de 5 cm abaixo da superfície da água. A rede serve igualmente para impedir que os pássaros ou os gatos tirem os peixes do lago.

Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
· · · ·
Categorias do artigo:
Casa e Jardim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *