Emoldurar, como fazer molduras para telas e fotografias

Para fazer uma moldura de madeira, necessita de frisos de madeira, vidro, a não ser que a moldura seja para uma pintura a óleo, e um cartão grosso para o forro.

Print Friendly, PDF & Email

Para fazer uma moldura de madeira, necessita de frisos de madeira, vidro, a não ser que a moldura seja para uma pintura a óleo, e um cartão grosso para o forro. Também irá precisar de pregos de vidraceiro ou grampos giratórios, fita adesiva para fixar o cartão do forro, pitões para prender a corda ou o arame do quadro, pregos de embutir (preguinhos para madeira) e cola.

Como escolher os materiais

Compre, tal como faz para madeira comum, um friso já pronto para molduras numa loja de materiais de construção ou mesmo num fabricante de molduras. É preferível comprar logo o comprimento total para fazer toda a moldura, pois é difícil ajustar os cantos cortados de peças diferentes. O comprimento deve ser igual ao comprimento total das orlas exteriores da moldura, mais 5 cm para desperdício se quiser fazer uma moldura que se ajuste a um vidro já cortado, o friso deve ter o comprimento total dos lados do vidro, mais oito vezes a largura do friso (menos o rebordo). Acrescente 1-2 mm a cada lado para a folga entre o vidro e a moldura. Certifique-se de que entre o rebordo e a face do bite existe altura suficiente para conter a espessura do vidro, do passe-partout, do cartão e dos pregos sem cabeça.

Utilize chapa de vidro de 2 mm para quadros até 50 cm de comprimento e de 3 mm para maiores. Para o forro utilize cartão de 3 mm de espessura ou contraplacado de 6 mm para molduras com cerca de 1 m de comprido ou mais. Corte o cartão ou o contraplacado com a mesma medida do vidro.

Como fazer a moldura

Meça rigorosamente o comprimento fora a fora, mais 1-2 mm para a folga do vidro em cada lado, e marque esta medida na parte de trás do friso. Utilize um esquadro para fazer os ângulos rectos. Corte cada lado da moldura de forma a obter uma junção à meia-esquadria nas extremidades.

Una os cantos cortados em meia-esquadria com cola, mantendo-os unidos com um grampo até a cola secar. Utilize quer um grampo para molduras, quer o sistema de corda e madeira, para unir um canto de cada vez; ou utilize uma corda com torniquete para apertar simultaneamente todas as junções coladas. Quando apertar toda a moldura, verifique se ficou em esquadria medindo as diagonais, que deverão ter o mesmo comprimento.

Se decidir utilizar também pregos como reforço, utilize pequenos pregos sem cabeça (próprios para frisos) para molduras pequenas. Utilize dois em cada junção, metidos de lado e colocados na parte mais espessa da moldura.

Quando a cola tiver secado, afague as junções com lixa, se for necessário, e pinte ou aplique um acabamento.

Como reunir as peças da moldura

Limpe o vidro com álcool e um pano sem pelo e verifique se está completamente limpo e seco antes de o colocar na moldura. Vire a moldura ao contrário e coloque o vidro sobre o rebordo. Coloque o quadro com o passe-partout sobre o vidro e aplique o cartão do forro por cima.

Enquanto fixa os pregos ao longo de cada lado, prenda a moldura a um pedaço de madeira com um grampo. Pregue-os dentro da espessura da moldura junto do rebordo, rentes ao cartão do forro. Se utilizar grampos giratórios, fixe-os junto dos cantos e ao meio de cada um dos lados.

Remate a beira da moldura e o cartão do forro com fita adesiva ligeiramente afastada da orla da moldura. Fixe os pitões no centro de cada lado da moldura. Coloque-os a cerca de um terço do comprimento a partir do topo. Faça primeiro pequenos furos com uma verruma antes de os a parafusar, a fim de não rachar a madeira.

moldura

 

Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
· · · ·
Categorias do artigo:
Bricolage

Comentários

  • ai não entendo nada

    Anônimo 29 de outubro de 2010 15:52 Responder
  • Gostei do artigo, no entanto gostaria de saber onde adquirir todo o material neessario para emoldurar. Se me puderem ajudar, agradeço desde já. Obrigado

    Carlos Carona 25 de novembro de 2010 15:36 Responder
  • gostaria de saber o nome eonde posso encontrar a maquina que corta a moldura no anglo certo estas q tem em vidracaria sei que tem uma manual .

    virginia barreto 26 de dezembro de 2010 20:39 Responder
  • NÃO GOSTEI MUITO COMPRICADO

    MARIANA 14 de fevereiro de 2011 15:39 Responder
    • Compricado? que palavra é essa?

      Ana 18 de outubro de 2012 14:40 Responder
  • gostei muito e gostaria saber onde adequeri todos os material nesseçario para fazer emoldurar se puder me ajuda e diga quais são as lojas para mim comprar os materal obrigado ?

    crispiniano miguel 17 de julho de 2011 9:53 Responder
  • nao entendi nada

    Bianca Oliveira 20 de março de 2012 21:13 Responder
  • gostei muito, as informações são bem claras!

    Elizabeth Bolzan 31 de maio de 2012 19:13 Responder
  • Faço relogio de paredes artesanal, procuro opsões que barateia o custo.

    Adilson Fratucci 14 de setembro de 2012 7:42 Responder
  • felipe zika kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Felipe Capella 12 de outubro de 2012 18:39 Responder
  • Gostaria de saber o que eu uso para fazer molduras para quadro De tamanho A4

    Kátia Flávia Augusto 19 de outubro de 2012 21:43 Responder
  • Gosta de ter meu nome Dinn Batista

    Dinn Batista 4 de fevereiro de 2014 16:16 Responder
  • Eu já trabalhei montando quadros, pintando e granpinhando quadros eu gostei pena que não pode fica mas hoje me arrependo de te deixado essa profissão. Mas se surgi uma oportunidade, eu vou a trabalhar nesse ramo de novo

    norma maria da silva 6 de outubro de 2014 19:25 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *