Campismo, como equipar-se para ir de Férias!

Comece por definir com exactidão o tipo de férias ao ar livre que pretende gozar e elabore os seus planos de acordo com o meio de transporte que vai utilizar. Se viajar de automóvel, po­derá permitir-se alguns luxos — uma boa tenda, camas e mesas desdobráveis c equipamento de desporto, por exem­plo. Se se deslocar com uma mochila ou der um longo passeio de bicicleta, escolha apenas artigos que possa trans­portar comodamente em longas distân­cias.

Alguns campistas preferem marcar lugar com antecedência nos parques que aceitam reservas. Se optar por não fazer uma marcação de espaço, lembre-se de que muitos parques de campismo nas montanhas e à beira-mar se enchem rapidamente no Verão.

Equipamento

A tenda a utilizar pode ir desde uma tenda improvisada até um atrelado puxado pelo automóvel (auto-tenda). De qualquer modo, deve ser impermeável, bem ventilada, fácil de armar e resistente aos ventos fortes. Quer a tenda seja nova, quer velha, experimente-a antes de partir — se possível, arme-a para verificar se todas as espias, estacas e prumos estão incluídos e o pano não tem rasgões. Se a impermeabilização já não for total, pode ser reparada com um aerossol, que se vende nas lojas de equipamento de campismo.

Se transportar o material às costas, leve apenas um saco-cama e um rolo de espuma de borracha para o isolar do frio. Se viajar de automóvel, terá espaço para camas de campismo leves ou colchoes de ar.

Para cozinhar ao ar livre, um fogão de gás de botija é leve e não deita cheiro. Se tencionar cozinhar dentro da tenda, leve uma mesa de cozinha de campismo com protecção contra as correntes de ar.

Uma frigideira de tamanho médio e um tacho bastarão para cozinhar o essencial. Leve uma faca. um garfo, uma colher, um prato e uma caneca de plástico para cada campista. Não se esqueça de incluir um abre-latas, um saca-rolhas e uma lanterna com pilhas de reserva. Leve água em garrafas de plástico ou um recipiente que caiba na mochila.

Fora dos parques de campismo, poderá necessitar de ferramentas, como uma pá para escavar e limpar o terreno.

O vestuário

Deve incluir um impermeável e um chapéu para protecção tanto da chuva como do sol. Leve sapatos resistentes ou botas para caminhar ao ar livre e sapatos leves para usar dentro e à volta da tenda.

Acampar fora de um parque

Faça os seus planos para chegar pelo menos uma hora antes do anoitecer para ter luz natural enquanto arma a tenda. Se não estiver num parque de campismo, peça autorização ao dono do terreno para armar a tenda.

Escolha um sítio abrigado, mas não directamente debaixo de árvores. Prefira uma área plana e bem drenada para que não fique empapada ou inundada se chover. Relva alta é um indício de humidade e de frio; a vegetação rasteira espessa ou as águas estagnadas atraem os insectos. Evite os campos que apresentem vestígios recentes de terem sido utilizados para pastoreio. Arme a tenda de maneira que a entrada não fique voltada para o lado de onde sopra o vento.

Se precisar de uma latrina, escave-a longe da tenda a favor do vento, de preferência escondida por arbustos. Faça-a com pelo menos 1 m de profundidade; amontoe perto a terra que retirou para a voltar a lançar na latrina. Quando se for embora, tape o buraco. Escave uma pequena fossa perto da latrina para outros despejos; coloque pedras no fundo para favorecer a drenagem. Volte a tapá-la antes de partir.

Para cozinhar fora da tenda, abra uma clareira e guarde os materiais retirados para os repor mais tarde. Escolha um sítio a favor do vento em relação à tenda, mas longe da latrina e a uma distância segura da tenda (v. também FOGUEIRAS). Se tiver dúvidas sobre a pureza da água, ferva-a antes de a consumir.

As crianças e o campismo

Muitas crianças adoram fazer campismo, mas convirá planear actividades que satisfaçam as suas necessidades. Precisarão de mais roupa, visto sujarem-se mais do que os adultos, e talvez de livros, brinquedos ou jogos para se manterem ocupadas. As crianças mais velhas gostam de ficar numa tenda própria. Esta dá-lhes uma sensação de independência, ao mesmo tempo que confere aos adultos mais privacidade.

campismo


Adicionar Comentário