UPS – Uninterruptible Power Supply

O UPS (Uninterruptible Power Supply) é um dispositivo que oferece uma protecção extra ao seu equipamento. No caso duma falha de energia eléctrica, o UPS continua a alimentar o seu computador durante o tempo necessário para que consiga salvar o seu trabalho.

 

Essa alimentação é feita através duma bateria que é carregada quando a rede eléctrica está a funcionar correctamente. Essa bateria tem uma autonomia, que em geral não é muito grande (nos UPS mais comuns, essa autonomia é geralmente de 10 a 15 minutos). Por isso, o UPS não deve ser usado para continuar a utilizar o computador enquanto não há luz, mas sim para dar a oportunidade de salvar o seu trabalho e então desligar o computador.

 

Tanto que não é recomendado que ligue outros periféricos ao UPS, tais como impressoras e scanners. A este equipamento deve-se conectar apenas o computador e o monitor.

 

Os UPS são classificados em duas categorias: off-line e on-line. Os UPS off-line são os mais baratos e demoram um pouco mais tempo para serem accionados. Quando a luz falha, o UPS demora um tempo (tipicamente 16 ms) para detectar que a luz falhou e accionar a bateria. Embora esse atraso seja mínimo, isso pode afectar o funcionamento de equipamentos mais sensíveis. Um tipo de UPS off-line muito comum é o line interactive. Este tipo de UPS oferece um atraso menor (tipicamente de 6 ms) e traz um estabilizador de tensão embutido.

 

Já os UPS on-line não oferecem qualquer tipo de atraso na hora de accionar a bateria quando a luz falha, sendo, portanto, melhores do que os UPS off-line. Existem, no entanto, dois tipos de UPS on-line: on-line em paralelo e on-line em série.

 

Nos UPS on-line em paralelo, a bateria e a tensão da entrada do UPS são ligadas simultaneamente à saída do equipamento. Como a bateria está sempre ligada à saída do UPS, não há atraso nenhum para ser accionado. Entretanto, como a electricidade da entrada do UPS está presente na saída quando há luz, qualquer problema na rede eléctrica (como variações de tensão) são repassados para a saída do UPS, ou seja, para o computador. Por isso diz-se que nesse tipo de equipamento a saída não está isolada da entrada.

 

Esse isolamento é conseguido no UPS em série, que é o melhor tipo de UPS existente. Neste equipamento, o computador é sempre alimentado pela bateria. Quando falta a luz, não há qualquer tipo de atraso. E como a tensão eléctrica presente na entrada do UPS é usada apenas para recarregar a bateria, a saída do UPS fica totalmente isolada da entrada. Com isso, qualquer problema na rede eléctrica não afecta o computador que está ligado à saída desse tipo de UPS.


Adicionar Comentário