Tutorial FL Studio – Introdução Básica

Neste tutorial do FL Studio irá ser explicado o funcionamento básico do FL Studio e dos patterns. A janela do pattern (padrão) é praticamente o ponto de partida para quase todo o tipo de projectos que se podem desenvolver. Qualquer som que você precisa usar dentro do FL Studio, desde VST’s a samples, pode ser acessado a partir do pattern.

Iremos explicar algumas etapas muito básicas sobre as melhores maneiras de obter sons num pattern, mas tenha em atenção que a sua forma de trabalhar pode ser bastante diferente das outras pessoas.

Assim que for aberto pela primeira vez o FL Studio ou for criado um novo projecto, a primeira coisa que irá aparecer é a janela do pattern.

Dependendo das suas configurações, poderá ver uma linha ou várias linhas de botões. Na tela abaixo, podemos ver um pattern vazio.

 

Adicionar sons ao pattern

No FL Studio é possível trabalhar com quantos patterns desejar. Os patterns podem ser utilizados para dividir diferentes partes da música. Por exemplo, poderá ter um pattern só para um loop de um kick, outro pattern para um loop de claps, e outro pattern diferente para uma melodia de um piano. Isto fará mais sentido lá mais para a frente quando falarmos sobre a playlist e a organização da faixa. Para já vamos manter isto simples.

Existem algumas maneiras de inserir um novo canal no pattern. A maneira mais simples é arrastar um sample do windows explorer ou do browser do FL Studio (parte lateral esquerda) para o pattern, ou poderá também adicionar um canal através do menu na parte superior Channels>Add One. Para adicionar instrumentos VST basta ir ao mesmo menu e seleccionar o VST que deseja.

Para começar, vamos procurar alguns sons de bateria no browser e arrastá-los para o nosso pattern. Isto irá criar um novo canal para cada um. Tenha em atenção que se arrastar para cima de um canal já existente, esse canal irá ser substituído.

Depois de adicionarmos mais alguns canais, o nosso pattern deverá ficar desta forma:

 

Canais

Observe que para cada canal existe uma linha. A secção mas à esquerda dessa linha tem um pequeno botão que é usado para mudar o canal mute/solo. Ao lado desse botão, existe outro botão que serve para controlar o panning e a seguir a esse temos também o botão para controlar o volume. Logo depois temos um botão grande que dá acesso às configurações do canal. Ao lado do botão grande existe um outro botão mais pequeno e de forma oval que permite que esse canal esteja seleccionado. Caso esse botão estiver aceso, então o canal está seleccionado. E finalmente, temos uma linha de botões que são chamados de steps.

 

Piano Roll

Como regra geral, a criação de melodias é feita no piano roll. Vamos inserir um simples som de um piano através de Channels>Add One>FL Keys.

Deverá aparecer um novo canal chamado Keys. Certifique-se que está seleccionado

 

Com o botão direito do rato clique no canal e seleccione Piano Roll.

 

A seguinte janela irá aparecer:

 

Chegámos então ao piano roll. Aqui poderá clicar e desenhar na parte superior, na parte inferior, ou onde quiser que as notas toquem. Ao fazer as notas mais longas ou menos longas, estará a controlar o tempo que elas tocam. Na imagem seguinte, foram adicionadas algumas notas para tocar um acorde.

 

Depois de fechar o piano roll, poderá observar que o canal já não tem a tal linha de botões (steps). Em vez disso, existe uma representação do que há no piano roll desse mesmo canal.

 

Para ouvir o que fizemos no pattern até agora, defina o modo de reprodução para “PAT” (a pequena luz ao lado do botão play) e clique no botão play. Poderá observar que à direita do valor dos BPM‘s (Tempo) encontra-se o número do pattern em que se encontra actualmente (Pattern 1).

 

A barra de espaços também pode servir como Play / Stop, mas tenha atenção que em alguns VST’s essa função pode não funcionar.

Para aumentar ou diminuir o valor dos BPM‘s mantenha pressionado com botão esquerdo do rato no valor do Tempo e arraste para cima ou para baixo. O mesmo serve para mudar de pattern.


5 comentários

  1. VULGO ZERO 14 de Março de 2012
    • Pedro Caldeira 14 de Março de 2012
  2. Liangelica MiuraVani Bandamusical 25 de Agosto de 2012
  3. Jefferson Alves 21 de Setembro de 2012
  4. Baptista Fonseca Fonseca 23 de Janeiro de 2013

Adicionar Comentário