Tutorial FL Studio – Playlist

  • on 6 de março de 2012
  • Likes!

Neste tutorial irá ser explicado o funcionamento da playlist. Aqui é onde se pode organizar a música através da definição de partes da música, como por exemplo, definir em que parte o pattern de um kick irá entrar ou qualquer outro tipo de pattern. Na playlist também é possível visualizar as automações e até mesmo a edição básica de sequências de um pattern e clips de áudio.

Este tutorial assume que já exista algo criado nos seus patterns.

A Playlist pode ser seleccionada através do seguinte botão ou carregando no F5

A seguinte imagem mostra algumas coisas básicas da nossa playlist:

 

Como podemos ver, existe uma barra de ferramentas na parte superior. Abaixo da mesma temos uma barra de andamento. Por baixo da barra de andamento temos marcadores a indicar os tempos.

A seguir temos uma secção de Clips onde podem ser colocados os patterns mas também, individualmente, clips de áudio, samples e loops, arrastando para esta secção. Depois temos a secção de blocos de patterns. Essa área pode ser identificada pela lista de patterns em funcionamento no lado esquerdo e as pequenas secções quadriculadas do lado direito.

Vamos então fazer um arranjo básico usando a playlist.

Blocos de patterns

 

Na playlist verifique que a barra de andamento está deslocada completamente para a esquerda. Encontre a secção dos blocos de patterns, clique no lado esquerdo de forma a activar o pattern 1.

Agora poderá clicar à sua direita na parte quadriculada e desenhar vários blocos do pattern 1. Certifique-se que repete os blocos que vão para a direita até alcançar um total de 8 tempos.

 

Para testar, seleccione SONG no modo de reprodução e de seguida carregue no play.

 

Área de Clips

 

Agora vamos ver como podemos adicionar um pattern à secção de clips de áudio. Selecione Pattern 2 na área do bloco de patterns para activar o segundo pattern. Na área de clips de áudio, clique com o botão esquerdo do rato. Agora deverá ver um clip do pattern. Com o rato poderá movê-lo como quiser. Tente alinhá-lo de forma a que ele começe na marca do 3º tempo e repeti-lo mais algumas vezes.

Clique no play novamente e ele agora deverá tocar o pattern 1 durante 2 tempos, e a partir do 3º tempo deverão tocar os 2 patterns juntos.

 

Automações de Volume

 

Finalmente vamos criar uma automação simples de volume. Por exemplo, se quiser que a sua música execute um fade out durante os últimos 2 tempos faça o seguinte:

Primeiro seleccione a área que deseja automatizar clicando e arrastando a partir do início da bar 6 até ao final da bar 8, dentro da área de marcador dos tempos. Observe que a área seleccionada ficou agora com uma cor avermelhada.

 

De seguida vá para o volume geral na barra de ferramentas principal. Carregue com o botão direito do rato e seleccione “Create automation clip”.

 

Isto irá inserir um automation clip da área seleccionada. A linha apresentada representa o nível de volume.

Podemos então desmarcar a área, fazendo um clique no marcador dos tempos na área a vermelho.

 

Finalmente, podemos clicar no ponto que aparece no fim da linha do automation clip e arrastar completamente para baixo, como demonstra a seguinte imagem:

 

A seguir clique no stop e faça play de novo para ouvir o resultado da automation.

 

Conclusão

 

Neste tutorial abordou-se algumas informações básicas sobre o uso da playlist. Foram inseridos patterns na secção de blocos de patterns, bem como na secção de clips. Criou-se também um simples fade-out através de uma pequena automação de volume.

Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
· · ·
Categorias do artigo:
Outros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *