Recuperação de dados para discos com sistema FAT

 

Se possui um sistema de ficheiros FAT e procura ferramentas de recuperação de dados de discos rígidos para este tipo de sistema, então existem diversos programas de recuperação FAT que são bastante eficazes, que irão ajuda-lo a restaurar os dados que estão em falta no sistema de ficheiros.

Antes de mais, todos deveríamos ter uma noção básica do que é FAT e o porquê de ser necessário recuperar o sistema de ficheiros. A sigla FAT significa “File Allocation Table” (Tabela de Alocação de Ficheiros) e está abrangida por direitos de autor, esta foi desenvolvida pela Microsoft para o MS-DOS e é considerado o principal tipo de sistema de ficheiros para os utilizadores dos sistemas operativos até, e, inclusive, ao Microsoft Windows Me. O sistema FAT também é utilizado nas disquetes, devido ao seu formato simplista.

Como qualquer outro sistema de ficheiros, o FAT tem as suas desvantagens no que toca a “encravar”. Os programas de recuperação de dados FAT foram criados de modo a ajudar o utilizador no caso de uma ou várias partições FAT tenham sido corrompidas ou no caso de ter apagado um ficheiro de sistema crucial.

recuperacao-de-dados

Existem vários programas de recuperação FAT eficientes que são utilizados por utilizadores pessoais e empresas.

Programa de Recuperação FAT – Stellar Phoenix

Stellar Phoenix é um programa disponível online e com download gratuito. Este efectua um backup com o sistema de ficheiros FAT 16, 32, assim como VFAT, que pode ser utilizado por qualquer sistema operativo WIndows, como o NT, XP, 95, 98, ME, 2000, 7. Apesar da versão grátis ser uma versão incompleta, já é bastante eficaz na recuperação ou irá certamente dar-lhe uma ideia do processo.

Programa de Recuperação FAT – Restorer

Restorer 2000 é um programa mais eficiente na recuperação dos ficheiros de sistema FAT, pois para além de recuperar os dados que faltam no sistema, também repara a partição no caso de estar corrompida ou ter ocorrido algum erro de formatação. Os utilizadores, em avaliações a este software, dizem que é a melhor, a mais poderosa solução deste tipo de softwares do mercado. Este programa dispõe um controlo total e imediato sobre ficheiros corrompidos e discos formatados, irá reconstruir o sistema sem erros, e, com a tecnologia Smart Scan incorporada, permitirá ajuda-lo a ajustar os parâmetros.

Programa de Recuperação FAT – R-Studio

É um software de custo acessível que também é uma boa escolha na hora de escolher um programa de recuperação. Esta solução de recuperação de dados do sistema de ficheiros FAT, tem embutido as tecnologias mais recentes e optimizadas, tornando bastante eficaz e fácil a recuperação do sistema de ficheiros FAT 16, FAT 32 e FAT 12. R-Studio permite um ajuste fácil dos parâmetros, permitindo um controlo completo sobre a recuperação de dados.

 

Print Friendly, PDF & Email
Categorias do artigo:
Software · Tecnologia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *