Os primeiros anos do eBay

eBay: Os Primeiros 10 Anos

Sim, leu correctamente: dez anos. eBay foi criado em Setembro de 1995 e este ano vai fazer o seu décimo seisto aniversário. O eBay foi criado por um homem chamado Pierre Omidyar, que vivia em São José. Ele queria que o seu site – então denominado de «AuctionWeb ‘- fosse um mercado online, e escreveu o primeiro código para ele num fim-de-semana. Foi um dos primeiros sites do seu tipo no mundo. O nome ‘eBay’ vem do domínio Omidyar utilizado para o seu site. O nome da sua empresa era Echo Bay, e o «eBay AuctionWeb» foi inicialmente apenas uma parte do Echo Bay’s website no eBay.com. A primeira coisa que foi vendida no site foi um ponteiro laser quebrado de Omidyar, pelo qual ele obteve $14.

 

O site tornou-se rapidamente muito popular, à medida que os vendedores vinham listar todo o tipo de coisas estranhas e compradores realmente compravam. Baseado na confiança parecia funcionar extraordinariamente bem, e entende-se que o site quase poderia ser deixado a funcionar por si mesmo. O site foi concebido a partir do início para cobrar uma pequena taxa sobre cada venda, e foi esse dinheiro que Omidyar utilizou para pagar a expansão da AuctionWeb. As taxas rapidamente somaram a mais do que o seu salário actual e, por isso, ele decidiu deixar o seu trabalho e trabalhar no site a tempo integral. Foi nesta altura, em 1996, que acrescentou as facilidades de feedback, para permitir que compradores e vendedores se fiscalizassem uns aos outros para tornar as compras e vendas mais seguras.

 

Em 1997, Omidyar mudou o nome de AuctionWeb – e o da sua empresa – para ‘eBay’, que era o que as pessoas chamavam ao site já há bastante tempo. Ele começou a gastar uma grande quantidade de dinheiro em publicidade, e mandou desenhar o logótipo eBay. Foi neste ano que o artigo milionésimo foi vendido (era um brinquedo, versão do Big Bird de Sesame Street).

Então, em 1998 – durante o pico das dotcom – eBay tornou-se um grande negócio, e os investimentos em empresas da Internet do momento permitiram a entrada de dirigentes empresariais seniores e de estrategistas, que trouxeram o público ao mercado de acções. Isto começou a incentivar as pessoas a vender mais do que apenas coleccionáveis, e rapidamente se tornou um grande site onde se pode vender qualquer coisa, grande ou pequeno. Porem ao contrário de outros sites, o eBay sobreviveu ao fim da bolha especulativa das dotcom, e ainda hoje continua forte.

 

O ano de 1999 Viu eBay tornar-se numa empresa multinacional, lançando sites no Reino Unido, Austrália e Alemanha. No ano 2000 eBay comprou half.com, uma espécie de retalhista Amazónia on-line, e no mesmo ano, introduziu o “Compra Agora” – e em 2002 comprou o PayPal, um serviço de pagamento on-line.

 

Pierre Omidyar até 2005 já tinha ganho uma estimativa de 3 biliões de dólares a partir da eBay, e ainda serve como presidente do Conselho de Administração. Curiosamente, ele mantém um blog pessoal em http://pierre.typepad.com.

Existem agora literalmente milhões de itens comprados e vendidos diariamente no eBay, em todo o mundo. Por cada US $100 gasto on-line em todo o mundo, estima-se que $ 14 é gasto na eBay – que corresponde a um monte infindável de ponteiros de laser!

 

Agora que já conhece a história do eBay, talvez gostasse de saber como é que se pode ganhar dinheiro com o eBay.

 


2 comentários

  1. simone 31 de Janeiro de 2011
  2. pascoa 10 de Fevereiro de 2011

Adicionar Comentário