Como ver a reputação de um vendedor do eBay, e a sua importância

Como Verificar a reputação de um vendedor eBay (e por que devemos fazê-lo).

Quando você compra algo a um vendedor do eBay, você está a dar o seu dinheiro e espera receber algo em troca. No entanto por muitas garantias de segurança que o eBay lhe possa dar, nada é certo: se você apenas dá o dinheiro a fraudes sem fazer todas as verificações, então as probabilidades são que você não irá receber todo esse dinheiro de volta.

É por isso que deve sempre verificar a reputação do vendedor, ou “classificação de feedback”. Isto é um resume rápido e fácil de ler na sua história como um vendedor do eBay, que lhe dará alguma ideia se deve ou não confiar-lhe o seu dinheiro. Comprar qualquer coisa é um risco calculado: pretende minimizar esse risco.

Como verificar Classificações de Feedback de vendedores do eBay

Em cada página de descrição do item, há uma caixa no canto superior direito acerca do vendedor, com o título “Seller information”. Este contém o nome do vendedor, sua pontuação de feedback, e a percentagem de feedback positivo, assim como qualquer estrela que tenham ganho.

Estrelas de cores diferentes são dadas aos vendedores do eBay em função da sua classificação, nesta ordem: amarelo, azul, turquesa, roxo, vermelho, verde, amarelo vivo, turquesa viva, roxo vivo, vermelho vivo. Qualquer pessoa com uma estrela numa cor viva é um membro do eBay experiente, em quem deve poder confiar.

Se você clicar sobre o nome do vendedor, pode ver o seu prestígio em mais detalhe. Esta página mostra o número total de pessoas que lhe deram uma classificação positiva ou negativa. Também pode ver um histórico completo de todos os comentários que foram deixadas sobre eles, com os mais recentes a aparecerem em primeiro.

O que procurar

Pode assumir que pode confiar em qualquer um com um número elevado, mas isso nem sempre é verdade. É mais importante olhar para a percentagem dos seus comentários positivos – e deve considerar qualquer coisa abaixo de 99% como sendo uma bandeira vermelha e investigar mais.

Dê uma olhada pela primeira página visível com as operações mais recentes: existem comentários negativos? O que dizem? Tome em conta as experiências dos outros, porque podem acontecer consigo se lidar com essa pessoa. Tenha cuidado para não punir injustamente os vendedores, que tenham feito coisas erradas no passado, no eBay, mas tenham melhorado desde então. Deve olhar para a desagregação no tempo e ignorar qualquer feedback negativo que ficou há um longo tempo atrás. Da mesma forma, porém, deve prestar atenção se o vendedor parece ter deixado uma quantidade de comentários sem carácter durante o ultimo mês.

Agora que sabe em quem pode confiar, vale a pena aprender um pouco mais sobre a forma como funcionam os diferentes tipos de leilões, de modo a que acidentalmente não faça com que a sua página de comentários de feedback pareça mal. O nosso próximo artigo será sobre os diferentes tipos de leilões que pode esperar, encontrar durante o seu tempo no eBay.


2 comentários

  1. Rebeca 13 de Março de 2011
  2. Herbet 14 de Abril de 2011

Adicionar Comentário