Capacidades do iPod vídeo mais recente

As capacidades do novo iPod vídeo continua a linha de evolução das capacidades das gerações antigas em termos de software, hardware e compatibilidade com outros dispositivos.

Em termos de software, é bastante conhecido que os iPods no geral e o iPod vídeo em particular, tocam MP3, AAB, WAV, M4A/AAC, AAC protegido, AIFF e o formato Apple Lossless. Desde a 5ª geração de iPods que existe outra possibilidade, a possibilidade de ler ficheiros de vídeo M4V e MP4/MPEG-4. Apenas ficheiros WMA que não estejam protegidos podem ser copiados par o iPod. Os restantes formatos não são compatíveis.

Além disso, os iPods foram criados para serem utilizados especialmente com o software iTunes. Esta loja de música online apareceu em 2003 e vende músicas e foi pensado para ser compatível exclusivamente com o iPod. Isto pode ter contribuído para o sucesso, tanto do iPod como do iTunes, assim como contribuiu para a evolução e melhorias nas capacidades do iPod.

A compatibilidade dos iPods com o sistema Windows era um objectivo da Apple, que se realizou em 2002, e com a criação de uma versão do iTunes para o Windows em 2003 e existe também um projecto para o sistema Linux.

200712011922

Mencionaremos mais algumas características dos iPods em geral e do iPod vídeo em particular. O iPod possui a capacidade de exibir ficheiros de texto, o que é bastante útil. Existem calendários PDA, alguns jogos que outrora eram interessantes, mas que hoje em dia parecem ser antiquados. Os jogos disponíveis em todos os iPods excepto o iPod shuffle são: o brick, parachute, solitaire e music quiz. A desvantagem dos jogos é que consomem muita bateria.

Todas estas capacidades parecem ter sido melhoradas com o novo iPod vídeo, excepto a criação de outros jogos ou a adição de jogos novos. Isto pode parecer uma desvantagem, mas se tiver em consideração que o iPod é um dispositivo portátil para ouvir música, os jogos não tem assim grande relevância.

A inovação, claro, é a capacidade de vídeo. Apesar das características principais do iPod se mantenham, houve uma grande melhoria em termos de qualidade de imagem e som. A imagem do vídeo é surpreendentemente suave e pode bem substituir as atitudes sépticas por exclamações de alegria.

ipod_video_movies_630x

Apesar de não ser a primeira tentativa de trazer a capacidade de leitura de vídeos em dispositivos portáteis, este é certamente o mais bem sucedido. Este sucesso foi alcançado devido a um grande esforço e grandes mudanças no hardware e software. Numa ou noutra forma, a Apple parece ser a campeã em criar dispositivos portáteis especiais, e, quem sabe, mais alguns passos serão dados no desenvolvimento de pequenos aparelhos portáteis com a capacidade de ler vídeos.


Adicionar Comentário