Dicas para fazer textura

Aqui você confere como fazer texturas para Photoshop. Esse programa de edição de imagens é o mais usado em agências de modelos, agências de publicidade, estúdios de design e estúdios de edição de imagem.

Textura pode ser definida como a aparência característica de um objeto, a partir da percepção pelo tato.

Ou seja: sabemos que uma lixa tem textura áspera porque quando passamos a mão nela sentimos pequenos pontos arranhando a pele.

Sabemos também que um vidro é liso porque ao passarmos a mão nele sentimos que escorrega.

As texturas são usadas no mundo da arte porque nosso cérebro guarda informações sobre os materiais a partir da textura que nossos olhos enxergam. Dessa forma os artistas podem deixar muito mais realistas as obras.

No Photoshop, esse é um recurso muito usado por diretores de artes, diagramadores e profissionais no tratamento de imagem.

Não é difícil faz uma textura nesse programa. A dica para fazer texturas é seguir os tópicos abaixo:

  • Primeira dica para fazer textura no Photoshop: use as texturas prontas do programa. Elas possuem uma qualidade aceitável e solucionam o caso quando você precisa de uma alternativa rápida e prática.

Para isso, basta clicar com o segundo botão em cima do layer desejado. A seguir, escolha o item “Blending options”. Uma série de opções irá se abrir em um novo menu. Não se desespere.

Procure a opção Pattern Overlay, marque o quadrado e escolha a opção que você quiser. A seguir, confirme sua ação e pronto, está feita a sua textura.

  • Segunda dica para fazer textura no Photoshop: escolha uma foto de um objeto, em alta resolução. Pode ser qualquer objeto, como um copo de plástico, uma caixa de papelão, uma calça jeans ou um moletom de lã.

A seguir, salve essa foto no seu computador. Não se esqueça de já colocá-la em uma pasta nomeada “Textura”, com um nome do tipo “Textura de Jeans”. Assim você já começa a organizar o seu acervo.

Depois que já estiver com a foto salva na sua máquina, clique com o segundo botão sobre o arquivo e escolha “Abrir com Photoshop”. A partir desse momento você poderá editar a imagem no programa.

Recorte e exclua partes da imagem com muitas sombras ou que apareçam dobras ou outros objetos.

  • A dica para fazer textura perfeita é mexer também no ajuste de iluminação. Aperte Control + L e estude a combinação de intensidade de luz e sombra que fica melhor.

Depois que a imagem já estiver pronta, basta salvá-la. Para usá-la nas suas artes, é só repetir o processo que citamos acima, quando você usa as texturas disponibilizadas pelo próprio Photoshop.

A diferença é que a textura que você criou estará entre as opções exibidas.

Com essas dicas para fazer textura você estará preparado para criar artes mais realistas, com aparência tridimensional, já que sem o tratamento da textura as peças ficam “chapadas”, ou seja, sem profundidade, em 2D.

São dicas para fazer textura muito simples, tão simples que até parecem bobas, mas lembre-se que os grandes gênios são reconhecidos pelo cuidado que dispensam aos menores detalhes.

Não se trata de perfeccionismo, e sim de cuidado e atenção com o trabalho desenvolvido.

Boa arte!


Adicionar Comentário