Dicas para fazer sushi

Fazer sushi não é uma técnica exclusiva de chefes de cozinha ou japoneses. A seguir você confere como preparar na sua casa essa iguaria tradicional japonesa.

O sushi ficou restrito aos restaurantes japoneses por muitos anos. Isso aconteceu porque o valor cobrado nesse prato era muito caro. Com o tempo, o sushi ganhou status de comida cara, para uma parcela pequena e abonada da população.

O preço cobrado, no entanto, era caro porque poucas pessoas sabiam preparar esse prato, então o salário dos cozinheiros e chefes de cozinha de restaurantes japoneses era muito alto. Era nessa época que as pessoas procuravam nos livros dicas para fazer sushi.

Além disso, os restaurantes japoneses são famosos por investir na arquitetura e decoração do local, agregando ao ambiente muitas vezes aquários com carpas, salas reservadas para refeição (ao invés de um único salão com mesas) e divisórias de papel e bambu.

No entanto, a reviravolta que permitiu a popularização do sushi veio de um lugar tradicionalmente brasileiro: as churrascarias. Ou seja: em vez de dicas para fazer sushi, as pessoas precisaram apenas de dicas para comer sushi.

 

sushi-dicas

 

Você deve estar se perguntando: o que as churrascarias têm a ver com comida japonesa? Bem, a rigor, nada. Mas muitos empresários enxergaram a tendência da popularização da culinária oriental e decidiram agregar ao buffet comidas japonesas, como sashimi e, claro, sushi.

Vale lembrar que essa oferta aconteceu porque o custo de produção do sushi foi barateado, já que não era necessário pagar os caros salários dos chefes especializados, nem os caros espaços dos restaurantes japoneses.

Assim, o sushi caiu no gosto do povo. Outro diferencial importante é que no Brasil o sushi ganhou novos sabores, como chocolate, kiwi, maçã e cream cheese, sabores que não estavam inclusos nos cardápios japoneses.

Agora que você já sabe tudo sobre sushi, é hora de começar a preparar seus pratos. A dica para fazer sushi é contar com ingredientes de alta qualidade. Anote quais são eles: arroz, água, vinagre, açúcar, sal, alga e recheios, a sua escolha.

  • A primeira dica para fazer sushi é lavar o arroz, secá-lo e cozinhá-lo em fogo baixo por mais ou menos 10 a 20 minutos, de acordo com a potência do seu fogão.

Verifique a textura do arroz. Se ele ainda não estiver bem macio, coloque-o por mais dez ou vinte minutos, ainda em fogo baixo. Essa é uma dica essencial para fazer sushi.

Em uma tigela, despeje o arroz. Espere ele esfriar, o que pode demorar mais uns dez ou quinze minutos.

  • A seguir, comece a preparar o recheio. Caso você não tenha nenhuma ideia do que colocar ou não, a dica é ir a um restaurante japonês e observar todas as opções.

Anote aquelas de que gostar mais e depois pesquise como prepará-los. Dica: se for fazer pela primeira vez, uma opção fácil é fazer sushis de frutas ou com recheios que não precisam de grande trabalho, como nutella ou cream chease.

  • Após essa etapa, você precisará enrolar o sushi. Em uma esteira de bambu, coloque uma folha de alga em cima. Espalhe o arroz em cima da alga, deixando-o em um formato retangular. Tudo com muito cuidado, essa é uma dica japonesa de fazer sushi.

Em uma das pontas, coloque o recheio, formando uma linha que vai de ponta a ponta, com mais ou menos dois dedos de largura.

Comece a enrolar a esteira de bambu. Quando chegar do lado de lá, o sushi estará pronto. Aí é só cortar e degustar.

Simples, não? Fazer sushi é simples com estas dicas. Bom apetite!


Adicionar Comentário